Planeta Cativante

7 coisas que talvez você não saiba sobre Florianópolis.

Florianópolis (ou Floripa, como é carinhosamente chamada por moradores e turistas) possui encantos muito maiores do que os que você vê nos guias de viagem tradicionais.

Prepare-se para conhecer mais sobre uma das capitais mais belas do país.

1. Segunda maior ilha-capital do Brasil

Apenas 3 das 27 capitais brasileiras estão localizadas em ilhas. Florianópolis é a segunda maior, com 97% do município situado na Ilha de Santa Catarina e 3% no continente. O resultado disso é que a cidade conta com mais de 100 praias, que agradam tanto quem curte badalação quanto quem prefere se isolar do mundo.

drone_encontro_prefeituras

2. Capital nacional da carona

Quem está acostumado com a falta de segurança de São Paulo estranha com a quantidade de pessoas segurando plaquinhas de carona em Floripa. Na cidade, a carona é um hábito bastante comum, o que facilita a vida dos mochileiros. Mesmo assim, cuidado nunca é demais.

garota_pedindo_carona_com_placa_de_curitiba_para_florianopolis_maria_mah_leo_carona_verao_2012_viajando_de_graca

3. Museu arqueológico a céu aberto

A maioria dos turistas nem fica sabendo, mas a ilha abriga diversos sítios arqueológicos. São verdadeiros museus a céu aberto, com inscrições rupestres e vestígios de oficinas de mais de 5 mil anos. É possível vê-las no Canal da Barra, na Praia do Santinho, na Ilha do Campeche e no Pântano do Sul.

5006339791_53910030ed_b

Praia do Santinho. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

4. Praias de primeiro mundo

As praias de Floripa são extremamente limpas e bem cuidadas: não ficam devendo nada na comparação com as mais bonitas do Brasil e até mesmo do mundo. Dá pra perceber o quanto a ilha é amada por seus moradores – que são simpáticos, receptivos e fazem o que for possível para sua estadia ser maravilhosa.

Praia Brava. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. / Brava Beach. Florianopolis, Santa Catarina, Brazil.
Praia Brava. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
5. Referência nacional em qualidade de vida

Não se surpreenda se não quiser mais voltar para a sua cidade natal. Florianópolis é a capital brasileira de maior IDH (índice de Desenvolvimento Humano, calculado de acordo com dados como expectativa de vida, escolaridade e PIB per capita). Também, não é difícil viver bem quando se está cercado de praias paradisíacas por todos os lados…

529123_10151643618931727_983527114_nLagoa da Conceição. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

6. O melhor de dois mundos

Passar o dia curtindo a natureza e pegar uma balada de primeira depois que entardecer: lá, é totalmente possível conciliar esses programas tão opostos. As praias badaladas que fazem sucesso entre os hermanos convivem lado a lado com charmosas vilas de pescadores. Mesmo sendo uma das maiores capitais do Brasil, vários bairros ainda conservam o ar de paz, isolamento e simplicidade.
p12-floriap-2

7. Multicultural

Quem gosta de trocar experiências e fazer novas amizades tem um prato cheio em Floripa. Além dos manezinhos, os nativos descendentes de açorianos, por lá você encontra gente do país e do mundo todo. Especialmente argentinos, alemães e ingleses, que adoram a ilha.
conheca_sc_cultura_20130605_1154629175-1

Tathyanna Christina

Tathyanna Christina

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.