Planeta Cativante

Nordeste Magnífico

A melhor parte de morar em um país de dimensões continentais é que ninguém precisa de passaporte e visto para mergulhar em uma cultura totalmente diferente da sua. Viajar pelo Nordeste é uma experiência única e repleta de cores, sabores e paisagens de tirar o fôlego.

Para os mochileiros de plantão, há mais duas vantagens: as hospedagens costumam ser baratas e aconchegantes e o povo é alegre e acolhedor, o que facilita a troca de experiências.

Preparamos uma sugestão de roteiro pelas cidades mais belas da região, que você pode adaptar de acordo com o tempo disponível para a sua viagem.

Como ir?

As passagens aéreas para as capitais nordestinas costumam ser bem salgadas; por isso, fique de olho nas promoções das companhias aéreas. De vez em quando é possível encontrar pacotes atrativos nos sites de compras coletivas, já com hospedagem inclusa. No entanto, pesquise antes de fechar a compra para ver se realmente compensa.

Uma alternativa interessante é comprar um voo chegando em uma capital e voltando por outra.

É possível chegar na maioria das cidades turísticas de ônibus. As caronas também são muito populares na região e se tornaram inclusive uma renda extra para muita gente.

Submarino Viagens_Promoção do dia.

Onde ficar?

Há hospedagens para todos os gostos, desde resorts luxuosos até pequenas pousadas familiares. Para quem viaja sozinho ou quer fazer novas amizades, a melhor pedida são os hostels. Outra opção que está se tornando bem conhecida no Brasil é o couchsurfing.

Há ainda quem prefira levar a própria barraca, para uma experiência mais roots. Se este é o seu caso, prefira ficar em um camping particular sempre que possível.



Booking.com

Onde ir?

Se você quer voltar da viagem com muitas histórias para contar, não deixe de visitar as vilas mais afastadas dos grandes centros. Em algumas só é possível chegar de carona; outras não permitem a entrada de carros. Mas a certeza é uma só: quanto maior a dificuldade de acesso, mais autêntica será a experiência. Converse com os locais, se perca nas vielas, prove tudo o que puder.

Confira quais cidades não podem ficar de fora do seu mochilão.

São Luís (MA)

sao-luis-ma-10

Ótimo ponto de partida (ou de chegada), São Luís do Maranhão é a única cidade do Brasil fundada por franceses, que deixaram como presente uma riquíssima arquitetura.

Barreirinhas (MA)

Lanc-Marinara-II

A quatro horas de viagem da capital, a cidade abriga os famosos Lençóis Maranhenses. A paisagem é única e indescritível. A melhor época para visitação é o primeiro semestre, quando as lagoas estão cheias.

Parnaíba (PI)

1373207-70339-1280

O litoral do Piauí é pequeno, mas vale a pena conhecer as praias de Parnaíba e fazer um passeio de barco pelo delta do rio que dá nome à cidade.

Camocim (CE)

P1060367

Camocim é um pequeno município a 347 km de Fortaleza, com lindas praias de areias brancas e águas cristalinas. Uma boa pedida é conhecê-las em um passeio de buggy.

Jericoacoara (CE)

Lagoa-de-Jijoca-01

A pequena vila de pescadores já não é mais tão exclusiva, mas ainda tem uma aura mística. As ruas são de areia e carros não são permitidos. Fique por lá de 3 a 5 dias e deixe as preocupações do lado de fora.

Fortaleza (CE)slide7

Vale a pena conhecer, mas com cuidado redobrado: Fortaleza foi eleita a cidade mais violenta do país em 2015. Escolha uma quinta-feira, quando acontece a Noite do Caranguejo, em que restaurantes e barracas de praia servem vários pratos com o bicho.

São Miguel do Gostoso (RN)

sao-miguel-do-gostoso-beach

Vilarejo pacato e pouco conhecido a 100km de Natal, ideal para quem quer relaxar e curtir um clima totalmente zen. As praias são muito limpas e quase desertas.

Natal (RN)

Natal_RN_Brasil_-_Ponta_Negra

Parada obrigatória para todo mochileiro. Três a cinco dias são suficientes para curtir as praias, o Parque das Dunas e o Forte dos Reis Magos. Fazer um passeio até Pipa de buggy é indispensável: reserve pelo menos um dia inteiro.

Olinda (PE)

dsc_7882

Outra estrela do nosso roteiro, Olinda é garantia de animação o ano todo. Por lá, o Carnaval começa três meses antes! Além disso, é uma cidade muito barata para turistar.

Recife (PE)

Bom_Jesus_street,_Old_Recife_-_Recife,_Pernambuco,_Brazil(2)

Ponto final do nosso mochilão, Recife abriga riquezas culturais e arquitetônicas únicas. Uma delas é a Capela Dourada, cujo interior é coberto de ouro. Pergunte aos moradores sobre as histórias de terror e os supostos locais mal assombrados e garanta a diversão noturna.

Tathyanna Christina

Tathyanna Christina

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.