Planeta Cativante

Viagem para o Pantanal e suas belezas

Uma viagem para o Pantanal deslumbra turistas do mundo inteiro e deveria ser obrigatório para todos os brasileiros. Para que nosso povo finalmente se conscientize da importância de preservar nossas riquezas naturais. Que tal escolhê-lo como o seu próximo destino?

Veja o que você precisa saber para explorar um dos ecossistemas mais belos e preservados do Brasil!

 

2809105089_60d82ea7a4_b

Com 210.000 km² espalhados entre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia, o Pantanal é a maior área alagada do planeta e abriga um santuário ecológico de beleza indescritível. Famoso pelos jacarés e onças-pintadas, é também o lar de quase 2.000 outras espécies de animais.

Victoria Regia Water Lily and Lily Pads

O que fazer no Pantanal?

Atividades não faltam: as fazendas já têm uma programação pré-definida de acordo com a estação do ano, e sempre sobra um tempinho para curtir a preguiça em uma rede, contemplando a paisagem exuberante e ouvindo o som dos pássaros. Quem quiser uma experiência mais roots pode inclusive se hospedar em campings ou redários.

Entre os passeios mais tradicionais, estão os safáris fotográficos, pesca de piranhas, trilhas, cavalgadas, passeios de chalana, canoagem, focagem noturna (observação de animais à noite) e até mesmo workshops de astronomia.

ori43oncapintadajaguarnafazendasanfranciscopantanaldomirandams

Quem é fã de pescaria tem que passar por Corumbá, às margens do rio Paraguai, que conta com mais de 200 espécies de peixes. Também é de lá que sai a Estrada-Parque, praticamente um zoológico a céu aberto.

Já em Aquidauana, o forte são os esportes náuticos e os parques naturais, que abrigam dezenas de espécies de aves. Também é possível visitar a aldeia indígena que fica na cidade e e levar um pedacinho da cultura local para casa, comprando produtos artesanais.

viagem-bonito-e-pantanal-264

Quando ir?

A melhor época para visitar o Pantanal é a temporada de seca, entre julho e setembro, quando as estradas de terra ficam transitáveis e é mais fácil ver os animais. Na temporada de chuvas (fevereiro a maio), 80% da região fica alagada, o deslocamento é difícil e os mosquitos tomam conta. Por outro lado, a vegetação fica bem mais exuberante durante as cheias.

Vale lembrar que a pesca é proibida de novembro a fevereiro, por causa da piracema.

303

Como chegar no Pantanal?

A parte brasileira do Pantanal se divide em Norte, com acesso por Cuiabá, e Sul, por Campo Grande. Devido ao difícil acesso, as fazendas disponibilizam veículos para transportar os hóspedes até o destino, com valor incluso no pacote de hospedagem. O espetáculo já começa na estrada, onde é possível ver animais por todos os lados. Os guias costumam fazer paradas para fotos.

Outra alternativa é pegar o Trem do Pantanal, que sai de Campo Grande todos os sábados, vai até a cidade de Miranda e retorna no final da tarde de domingo. A paisagem é igualmente sensacional.

ms25

 

 

Tathyanna Christina

Tathyanna Christina

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.