Planeta Cativante
Viagem pela Espanha

Viagem pela Espanha: Um giro por meu país favorito

Se me dessem a difícil missão de escolher uma viagem ao país preferido na Europa ocidental, não pensaria duas vezes em eleger a minha Viagem pela Espanha como vencedora. Mas calma lá, vou explicar o meu voto. Para passear ou morar, o país me cativou como poucos outros lugares. Seja pelo parentesco latino próximo, pelo grande apreço a festas e bagunça ou pelas belíssimas praias, o país tem um lugar especial no meu coração. E para que não me achem parcial, já que morei lá por 6 meses, ouvi as mesmas declarações de amor de vários amigos que passaram por lá uma rápida semana de férias.

 

Viagem pela Espanha
Granada

 

Planejando uma viagem pela Espanha

Um roteiro para uma viagem pela Espanha depende muito do tempo disponível e quanto mais, melhor! Há inúmeras cidades belíssimas espalhadas de Norte a Sul. Em todas as vezes que estive no país busquei agrupar o roteiro por localização e nunca tive a pretensão de achar que não havia mais nada para conhecer perto de onde estava.

Aqui vão alguns de meus lugares preferidos nesse país encantador, talvez nem os próprios espanhóis consigam aproveitar tudo que a Espanha tem a oferecer, mas nós, mochileiros, tentamos fazer esse sacrifício.

 

Santiago de Compostela (Galícia)

Minha mais querida cidade espanhola, que me proporcionou 6 meses de divertidas noites de tapas e música galega. Aqui é o destino final de peregrinos do mundo todo que fazem o famoso Caminho de Santiago. Mesmo para quem não encarou a longa caminhada, é impossível não se deixar tomar pelo ar de realização, fé e transformação espiritual vendo os peregrinos chegando a Praça Obradoiro e a Catedral.

Viagem pela Espanha
Catedral de Santiago

 

Barcelona (Cataluña)

A bela Barcelona faz jus a toda sua fama. Em meu primeiro mochilão estive lá por 4 dias e, não satisfeita, consegui coloca-la novamente no roteiro de um segundo mochilão, dessa vez para ficar 1 semana. Barcelona pode ser considerada como uma capital (o que é o sonho dos Catalães). A cidade é muito grande, com atrações espalhadas em vários cantos. É imperdoável ir a Barcelona e não conhecer a Sagrada Família (vale muito a pena o áudio-guia, para entender cada pedacinho da obra de Gaudi), o Parque Guell, o bairro Gótico, Montjuic e o Passeig de Graça (onde estão La Pedrera e Casa Batló, feitas por Gaudi). Além destes, há inúmeras outras atrações turísticas para se ver em Barcelona. Ah, é bom preparar o bolso porque os preços não são baratos, por exemplo, para visitar a Sagrada Família é preciso desembolsar 15 euros.

Viagem pela Espanha
Parque Guell

 

Valencia (Comunidad Valenciana)

Paella! Paella Valenciana!! Se tem um lugar, na sua viagem para Espanha, para experimentar este famoso prato típico espanhol, é aqui em Valencia, há uma infinidade de restaurantes com os mais variados preços. Aqui, como em qualquer outra cidade espanhola, é muito comum almoçar um “Menu”, que é como um cardápio do dia com entrada, prato principal, sobremesa e bebida incluso no preço. E é possível achar alguns bem em conta, por até 8 euros e se der sorte, ainda ter Paella no cardápio. Para que tem alergia a frutos do mar é bom tomar cuidado, já que o prato leva diversos tipos de peixe, polvo, camarão, marisco num arroz com muito açafrão.

O mais incrível de Valência é que, mesmo com tantas atrações históricas, o local que mais chama atenção é um complexo bastante moderno: a Cidade das Artes e da Ciência, lá há atrações como: Planetário, Museu, Ópera, Aquário, entre outros e, mesmo sem entrar em nenhuma destas atrações, vale a visita e a caminhada pelo parque e pelas praças entre os prédios.

Viagem pela Espanha
Cidade das Artes e das Ciências

 

Alicante (Comunidad Valenciana)

Destino certo para quem curte uma festa! É para cá que os futuros casados vem comemorar suas despedidas de solteiro. Andando pelo centro encontrei bares e baladas abertos (e cheios) de segunda a sexta, até as 5h da manhã. Mesmo tendo visitado Alicante após Ibiza, a cidade me marcou como cidade das festas e dos xupitos grátis! Xupitos são shots de destilados que os promoters das casas locais te oferecem de graça, tentando fazer com que seu grupo entre no bar. Apesar de ser uma boa estratégia, nada impede que você passe o começo da sua noite entrando e saindo de bar em bar e tomando xupitos gratuitos.

Pela manhã, mesmo com um pouquinho de ressaca, encaramos a subida ao Castelo de Santa Barbara, confesso que não escondi minha alegria quando descobri que havia um elevador que levava os turistas até o topo do castelo. De cima é possível ter uma visão panorâmica da cidade, do centro velho, das praias e do azulíssimo mar mediterrâneo.

Viagem pela Espanha
Castelo Santa Bárbara

 

Madrid (Comunidad Aut. de Madrid)

Confesso que não estive tempo suficiente em Madrid para conhecer bem a cidade como gostaria, numa viagem a Marrocos, Madrid ficou de brinde no roteiro e ganhou apenas dois dias. Nesta passagem rápida optei por visitar os principais e certeiros locais de interesses e me abstive do prazer de sair andando sem rumo pela cidade e se surpreender com o que encontrasse pelo caminho. Mesmo sendo uma cidade grande, minha opção foi por conhecer o máximo de Madrid a pé, começando pela Gran Via é possível ir caminhando a vários outros pontos como: Palácio Real de Madrid (onde é possível visitar o interior), Plaza Maior, Parque do Retiro, Museu do Prado, Museu Thyssen – Bornemisza, Porta de Alcalá e Porta do Sol.

Viagem pela Espanha

 

Sevilla, Cádiz, Córdoba e Granada (Andaluzia)

As quatro cidades ficam localizadas na região mais ao Sul da Espanha, chamada Andaluzia. Aqui é o reduto do Flamenco, da Sangria e das touradas. Principalmente em Sevilla, há diversos tablados onde se pode assistir uma apresentação de Flamenco, estive no El Arenal (as segundas feiras por apenas 10 euros consumação), a casa é pequena e show super autentico.

Viagem pela Espanha
Catedral de Sevilla

 

Um dos locais mais interessantes na região é a Alhambra, um castelo formado por diversos palácios e uma enorme fortaleza. Achei o lugar maravilhoso, principalmente por ter um padrão arquitetônico e uma decoração muito diferente de tudo que já havia visto na minha Viagem pela Espanha. As decorações árabes com as madeiras talhadas perfeitamente, azulejos coloridos cobrindo toda a parece e lustres elaborados são influencia do domínio dos Mouros (povos do Norte da África, praticantes do Islamismo) na região e que fizeram do sul da Espanha um lugar com características únicas.

 

Viagem pela Espanha
Alhambra- Granada

Confira também o nosso post sobre 10 coisas para se fazer de graça em Barcelona.

Isabela Brisa

Isabela Brisa

Viajante profissional e mochileira há 8 anos. Já tendo passado por quase 30 países e morado em 3 continentes diferentes. É apaixonada por conhecer novas culturas e visitar países não muito comuns, mas também fica bastante feliz com um bate e volta de final de semana.

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.