Florianópolis (ou Floripa, como é carinhosamente chamada por moradores e turistas) possui encantos muito maiores do que os que você vê nos guias de viagem tradicionais.
Prepare-se para conhecer mais sobre uma das capitais mais belas do país.
1. Segunda maior ilha-capital do Brasil
Apenas 3 das 27 capitais brasileiras estão localizadas em ilhas. Florianópolis é a segunda maior, com 97% do município situado na Ilha de Santa Catarina e 3% no continente. O resultado disso é que a cidade conta com mais de 100 praias, que agradam tanto quem curte badalação quanto quem prefere se isolar do mundo.
2. Capital nacional da carona
Quem está acostumado com a falta de segurança de São Paulo estranha com a quantidade de pessoas segurando plaquinhas de carona em Floripa. Na cidade, a carona é um hábito bastante comum, o que facilita a vida dos mochileiros. Mesmo assim, cuidado nunca é demais.
3. Museu arqueológico a céu aberto
A maioria dos turistas nem fica sabendo, mas a ilha abriga diversos sítios arqueológicos. São verdadeiros museus a céu aberto, com inscrições rupestres e vestígios de oficinas de mais de 5 mil anos. É possível vê-las no Canal da Barra, na Praia do Santinho, na Ilha do Campeche e no Pântano do Sul.
Praia do Santinho. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
4. Praias de primeiro mundo
As praias de Floripa são extremamente limpas e bem cuidadas: não ficam devendo nada na comparação com as mais bonitas do Brasil e até mesmo do mundo. Dá pra perceber o quanto a ilha é amada por seus moradores – que são simpáticos, receptivos e fazem o que for possível para sua estadia ser maravilhosa.
5. Referência nacional em qualidade de vida
Não se surpreenda se não quiser mais voltar para a sua cidade natal. Florianópolis é a capital brasileira de maior IDH (índice de Desenvolvimento Humano, calculado de acordo com dados como expectativa de vida, escolaridade e PIB per capita). Também, não é difícil viver bem quando se está cercado de praias paradisíacas por todos os lados…
Lagoa da Conceição. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
6. O melhor de dois mundos
Passar o dia curtindo a natureza e pegar uma balada de primeira depois que entardecer: lá, é totalmente possível conciliar esses programas tão opostos. As praias badaladas que fazem sucesso entre os hermanos convivem lado a lado com charmosas vilas de pescadores. Mesmo sendo uma das maiores capitais do Brasil, vários bairros ainda conservam o ar de paz, isolamento e simplicidade.
7. Multicultural
Quem gosta de trocar experiências e fazer novas amizades tem um prato cheio em Floripa. Além dos manezinhos, os nativos descendentes de açorianos, por lá você encontra gente do país e do mundo todo. Especialmente argentinos, alemães e ingleses, que adoram a ilha.