Claro que o mundo tem lugares incríveis para conhecer, mas todo viajante tem a deliciosa obrigação de conhecer bem sua própria casa. E que casa! Temos o privilégio de viver em um país de dimensões continentais, onde cada Estado é totalmente diferente do outro, com suas cores, seus sabores e sua cultura, e cada viagem revela uma face totalmente desconhecida da brasilidade.
O Nordeste é um prato cheio para um mochilão. Um não. Vários!
Selecionamos alguns roteiros pra você conhecer o melhor desse cantinho arretado do país, e o post de hoje é dedicado à Bahia.
Não tem jeito: a Bahia merece uma viagem inteirinha só pra ela. Todos os clichês são verdadeiros: o povo baiano é muito alegre, prestativo e acolhedor. O litoral é bastante longo e tem algumas das praias mais paradisíacas do Brasil. Faz calor o ano todo, e as chuvas se concentram de junho à agosto.
A gastronomia é sensacional, mistura da culinárias indígena, africana e portuguesa. O tradicional acarajé é o carro-chefe, mas as moquecas, mariscadas e bobós não podem ficar de fora. Tudo regado a temperos fortes, muito azeite de dendê e acompanhado de uma boa cachacinha.
Confira os destinos que você tem que incluir no seu roteiro.
Caravelas
Parada obrigatória para mergulhadores, é o ponto de partida para visitar o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. As águas são tão cristalinas que de dentro do barco já dá pra ver cardumes, tartarugas marinhas e recifes de corais que só existem na região.
Porto Seguro
Terra do axé, do agito e das baladas, é destino tradicional de jovens e formandos, com suas barracas de praia que mais parecem clubes. Não deixe de dar uma volta pela Passarela do Álcool à noite: barracas de bebidas, restaurantes chiques, barzinhos tranquilos, vendedores de berimbau com direito a demonstração, estátuas vivas, tudo junto e misturado.
Arraial D’ajuda
Distrito de Porto Seguro, merece pelo menos uns dois dias de viagem. Aqui o clima é mais “hippie chic”, com vielas arborizadas e praias quase desertas. A vida noturna e badalada, com festas e luaus. Tem excelentes tours para mergulho.
Santa Cruz Cabrália
A charmosa cidadezinha ficou famosa pela passagem dos jogadores da Alemanha durante a Copa do Mundo. A Praia da Coroa Vermelha merece a visita. Há uma feira onde os membros da comunidade indígena vendem seu artesanato.
Trancoso
Ninguém pode ir pra Bahia e não passar por Trancoso. A cidade conquista com suas casinhas coloridas, a simplicidade do Quadrado e a vista de tirar o fôlego do mirante. Esqueça os restaurantes de praia, são todos carésimos.
Ilhéus
Cenário dos romances de Jorge Amado, Ilhéus tem praias de águas calmas e outras boas para surfe. Não deixe de fazer um tour por uma das dezenas de fazendas de cacau da região e de conhecer a primeira fábrica de chocolate do Nordeste. Depois pegue a Estrada Parque (primeira estrada ecológica do país, rodeada de praias, manguezais e cachoeiras), que leva a outro paraíso: Itacaré.
Ilha de Boipeba
Pequena vila de pescadores pacata e paradisíaca, a ilha é tão preservada que foi declarada pela UNESCO Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade. As paisagens são de tirar o fôlego.
Salvador
Qualquer roteiro pela Bahia tem que começar ou terminar na capital da miscigenação. Salvador é o melhor lugar para conhecer a fundo a riquíssima cultura baiana, que se orgulha de suas raízes africanas. A orla está bastante degradada, então deixe para curtir praia nos outros destinos e passeie sem pressa pelo Pelourinho e pelo Centro Histórico.
Arembepe
Chapada Diamantina
Um dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil – se não o melhor. O Parque Nacional da Chapada Diamantina fica no coração da Bahia e costuma ser explorado a partir da cidade de Lençóis. Reserve pelo menos 3 dias para conferir as paisagens mais estonteantes da sua vida.