Planeta Cativante

Conheça 5 atrações imperdíveis da Patagônia na Argentina

Muita gente não sabe, mas o extremo sul do continente americano possui algumas das paisagens mais belas do planeta. Estamos falando da Patagônia, essa deslumbrante região que se divide entre nossos vizinhos Argentina e Chile.

Montanhas cobertas de neve, picos gigantescos e glaciares feitos de pura água congelada fazem da Patagônia uma região cheia de belezas e mistérios, onde a vida natural selvagem parece viver em harmonia com os pequenos – e poucos – vilarejos existentes. São tantas paisagens lindas para conferir que às vezes fica difícil criar um roteiro que dê conta de tudo.

Para ajudá-lo (a) nessa tarefa, listei cinco atrações imperdíveis na Patagônia na Argentina para ajudar você a fazer seu itinerário e não deixar nada de fora. Prepare as passagens, as roupas de frio e embarque nessa viagem que será inesquecível (eu garanto!).

#1 Faça trekking no glaciar Perito Moreno

O passeio ao Parque Nacional Los Glaciares já vale a pena: de lá é possível admirar a espetacular vista dessa crosta de gelo de mais de 30km de comprimento, que surge entre as montanhas como uma grande onda que de repente parou no tempo. Vislumbrá-lo é uma experiência de outro mundo. Mas se você quiser ir além, não deixe de fazer o trekking pelo glaciar e admirar esse gigante da natureza bem de perto. O passeio todo, incluindo o traslado saindo do centro da cidade de El Calafate, sai em torno de $2500 pesos argentinos ( por pessoa) e é feito unicamente pela agência Hielo y Aventura. A sensação é incrível, o tipo de coisa que todo mundo deveria sentir ao menos uma vez na vida.

Trekking no Glaciar Perito Moreno, em El Calafate: imperdível. | Imagem: Nathalie Bonome

#2 Descubra as montanhas de El Chaltén

A região do vilarejo de El Chaltén é bastante montanhosa, o que faz com o que o local seja super procurado pelos amantes de caminhadas e escaladas de todo o mundo. Se você é do tipo que curte essas aventuras, vai adorar. Do centro saem diversas trilhas com destino a paisagens maravilhosas (e escondidas!) e aos picos das montanhas mais altas. É possível planejar e percorrer algumas trilhas sem a ajuda de guias, principalmente as que são possíveis de fazer em um dia, como a que tem como ponto final a belíssima Laguna Torre. Porém, as idas ao famoso e mais alto pico da região, o Cerro Fitz Roy, necessitam de acompanhamento…e preparação!

Trilha com destino à Laguna Torre, em El Chaltén. | Imagem: Nathalie Bonome

#3 Cavalgue pelas planícies patagônicas

Nas principais cidades da Patagônia é possível participar de passeios a cavalo, que costumam ter duração média de uma hora e meia a duas horas. Se você gosta de cavalgar, não perca. Nunca andou a cavalo? Não tem problema: os guias acompanham o grupo durante todo o trajeto e dão aquela ajudinha básica para os novatos. A sensação do vento batendo no rosto enquanto se percorre paisagens maravilhosas é indescritível.

Dá pra imaginar passear a cavalo nessa paisagem de tirar o fôlego? | Imagem: Nathalie Bonome

#4 Explore a Cueva de las Manos

Provavelmente será a obra de arte mais antiga que você verá na vida: as pinturas de mãos policromáticas que adornam a caverna foram feitas pelos nossos antepassados há mais de 9000 anos. Considerada um Patrimônia Mundial da Unesco, a atração também conta com desenhos de abstratos e de animais. Há visitas grátis durante todo o dia, lideradas por guias que falam do assunto com propriedade. Imperdível.

A Cueva de las Manos, um verdadeiro “museu” a céu aberto | Imagem: Carlos Zito

#5 Aviste baleias a partir de Porto Madryn

A região da Patagônia também é famosa por ser um dos melhores locais do mundo para avistar baleias. Nos meses de junho a dezembro, época de reprodução das baleias, há diversos passeios disponíveis nos quais é possível avistá-las – além dos moradores leões-marinhos. Há tours mais curtos, que duram em média uma hora e meia, e outros que são um programa de um dia inteiro. Reserve os tickets com antecedência e, assim como para os outros passeios, não esqueça de levar seu lanche.

As estrelas da Penísula Valdés | Imagem: Reprodução | Somos Mundo
Nathalie Bonome

Nathalie Bonome

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.