Planeta Cativante
Cidade do Porto

Cidade do Porto – Conheça 5 curiosidades sobre a cidade do Porto.

Além da importância histórica, o Porto é um centro econômico, cultural e gastronômico europeu. Uma das principais cidades de Portugal, ela é reconhecida mundialmente pela sua produção de vinho (vinho do Porto).

Vamos listar aqui algumas curiosidades sobre está cidade encantadora que recebe milhares de turistas todos os anos e que vale a pena conhecer.

1- O coração de D. Pedro I

O povo português é conhecido por levar ao pé da letra o que foi dito. Na cidade do Porto, existe uma história que confirma essa fama. O nosso imperador D. Pedro I é conhecido em Portugal como D. Pedro IV,  o rei soldado. Como sabemos, D Pedro I deixou seu filho, ainda criança, como imperador do Brasil e retornou a Portugal onde participou, liderando os liberais, do histórico Cerco ao Porto. Após uma vitória gloriosa contra o seu irmão, o absolutista D. Miguel, ele declarou-se apaixonado pela cidade. Segundo o próprio monarca, o  coração dele pertencia ao Porto. Sua declaração foi levada tão a sério que hoje o seu coração está na Igreja da Lapa, aqui no Porto e o corpo está no museu da independência em São Paulo.

Cidade do Porto - Coração Dom Pedro I
https://rfm.sapo.pt/content/3650/este-rei-deixou-o-coracao-em-portugal-mas-o-corpo-foi-para-o-brasil-literalmente

 

2 – A cidade do Porto deu nome ao país

Cale era o nome de um povoado que vivia as margens do Rio Douro, e segundo alguns historiadores, esse vocábulo deriva da palavra grega Καλλισ (kallis) que significa belo. A geografia do Rio que deságua no oceano Atlântico transformou essa localidade em um porto, ou do latim portus cale. Essa região situada entre o Rio Douro e o Rio Ninho foi o berço do atual Portugal.

Cidade do Porto - Rio Douro
http://concafrasmundial.com

 

3 –  O Universo Harry Potter

A escritora J.K. Rowling viveu no Porto durante dois anos enquanto escrevia o livro “A pedra Filosofal” e é possível perceber algumas referências da cidade do Porto no universo do Harry Potter. Por exemplo, o uniforme dos estudantes da Universidade do Porto, que usam um fato de cerimônia e uma capa negra, e é muito semelhante com os utilizados pelos estudantes de Hogwarts.

Cada curso possui um emblema com cores diferentes que as distinguem, um pouco como em Hogwarts com as cores e emblemas das casas, Gryffindor, Slytherin, Ravenclaw e Hufflepuff. É comum que os estudantes bordem os símbolos nas suas capas pretas.

Cidade do Porto - Alunos
http://opanorama.pt

Ainda sobre a escritora J.K Rowling, diz-se que a autora usava as instalações da Livraria Lello & irmão para escrever o manuscrito do Harry Potter.

Esta livraria fica situada no centro histórico da cidade do Porto, foi fundada em 1906 e tem em sua arquitetura o estilo Neogótico Português, com direito a escadarias circulares, um grande vitral e elementos decorativos. Ela foi considerada várias vezes com uma das livrarias mais bonitas do mundo e é impossível visitá-la sem pensar nas escadarias de Hogwarts.

Cidade do Porto - Livraria Lello
https://www.tamegasousa.pt

 

4 – Vinho do Porto.

O vinho do Porto é, assim como o Champagne, uma bebida que leva o nome da região onde suas uvas são cultivadas. Lembrando que Porto é também o nome do distrito, não apenas o nome da cidade. A uva que é usada na produção do vinho é cultivada aqui na Região Demarcada do Douro e armazenadas nas Caves de Vila Nova de Gaia.

Conhecido mundialmente por ser um vinho licoroso, fortificado, muito marcante, ideal para os dias de inverno. Caso você esteja pensando em visitar a cidade do Porto, precisa aproveitar a oportunidade para fazer uma sessão de degustação do vinho nas Caves da região Ribeirinha.

Cidade do Porto - Caves do Vinho do Porto
http://www.portoenorte.pt

 

5- Prato Típico – A francesinha.

A francesinha é considerada um dos dez melhores sanduíches do mundo, e ela foi criada por um francês,  Daniel David da Silva, que na época trabalhava no centro da cidade o Porto e resolveu montar um sanduíche com as carnes típicas da região do Douro.

Na receita original, este prato foi feito com o pão bijou, uma fatia de queijo, salsicha e linguiça frescas, uma fatia de perna de porco assada e uma segunda fatia de queijo. Por cima do pão é colocado queijo para ser gratinado. Ela é servida quente, mas o segredo deste prato é mesmo o molho picante que é usado para servi-lo.

Cidade do Porto - Francesinha
http://ncultura.pt

 

E você, gostou dessas curiosidades da cidade do Porto? Tem muito mais motivos para você visita-la que em breve contaremos mais. Caso você tenha mais histórias que valem a pena ser contada, escreva aqui nos comentários.

Lembrando que o Planeta Cativante é feito de viajantes que gostam de contar suas histórias e dicas de viagens. Então caso tenha vontade de escrever pra gente, entre em contato.

 

Gaby Lopes

Gaby Lopes

Sou poeta, professora de português e devoradora de livros. comecei a escrever para olhar para dentro, me conhecer... Agora quero conhecer o mundo, contar histórias e viajar...

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.