Planeta Cativante
Tomando enquadro da polícia em Saint Malo

Tomando enquadro da polícia em Saint Malo

Estávamos bebendo em um bar em Saint Malo e quando eram mais ou menos meia noite resolvemos voltar pro hotel e dormir. Saímos do bar e andamos para o hotel. A noite estava muito fria e a cidade estava deserta. Algumas poucas pessoas na rua quando no meio do caminho entre o bar e o hotel, para de repente um carro no nosso lado, um carro branco comum e desce 4 homens de dentro pedindo para encostarmos no muro. Homens vestidos normal, carro normal, como eu entendo francês eu parei na hora para ver, um cara que andava atras já encostou no muro e o Nanão continuou andando na frente.

Se fosse em São Paulo, eu corria, mas na França, estranho.

Antes deles chegarem mais perto o cara repetiu e eu consegui entender tudo. Aqui é a Policia, encosta no muro. Quando eles chegaram mais perto consegui ler no braço uma faixa vermelha escrito Policia. Isso mesmo, eles eram policiais a paisana pela noite e eu estava prestes a ser revistado pela policia.

O cara se aproximou, se identificou e começou a olhar os meus bolsos. Nesse momento o Nanão vendo o que estava acontecendo voltou, um policial já estava indo até ele. Fez a revista nele, porém nele o cara teimou e começou a fazer perguntas.

O policial que me revistou não encontrou meu moneybelt (sinta usada por baixo da roupa para guardar dinheiro, passaporte e documentos importantes que você não pode perder). Já o policial que estava com o Nanão achou o dele, abriu e se impressionou com a quantidade de dinheiro que ele estava carregando. Começou a fazer perguntas por que estava com tanto dinheiro com ele, o policial não falava 1 palavra em inglês e o Nanão não fala 1 palavra em francês.

Nessa hora eu me aproximei deles um pouco e mostrei o meu moneybelt, tirei meu passaporte e o policial que me revistou correu pra ver o que tinha lá dentro. Perguntou quanto de dinheiro tinha, eu falei, perguntou o motivo do volume de dinheiro. Nós falamos que estamos viajando pela Europa, eles me perguntaram o que eu fazia da vida, eu falei que trabalhava com arte, eles ficaram olhando o passaporte, e dizendo: Brasil, eles são do Brasil. Como quem diz: Droga, eles são do Brasil.

Depois de 5 min repetindo isso pra eles mesmos, eles disseram: Ok, podem ir. Vocês estão ok.
Eu perguntei o motivo disso ter acontecido, e eles disseram: isso é rotina da policia.

Voltamos para o hotel meio que sem acreditar que tomamos geral da policia no meio de uma cidade medieval na França. A sensação que eu tive foi que eles estavam andando pela rua procurando motivo de prender alguém. Pois ser policial em Saint Malo deve ser muito chato, não deve acontecer nada.

Kadu Szili

Kadu Szili

Publicitário, escritor, compositor e viajante. Ama design, cinema, fotografia e tecnologia. Sonha em dar a volta ao mundo de balão. Mas se não for de balão, pode ser de veleiro, de bicicleta ou a pé. O importante é estar em constante movimento. "Uma mente que viaja, jamais volta ao seu estado original".

O serviço mais utilizado pelos nomades digitais e viajantes pelo mundo

Máquina de Café Expresso Portátil ideal para Hostels e Pousadas

Máquina de Café Expresso para Viajantes

Banco Gratuito e Digital para viajantes e Freelancers

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.