Planeta Cativante
Rio de Janeiro

Rio 40º Graus! Veja nossas sugestões de passeios para os dias de calor insuportável!!

To read this article in english, click here!

“Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro…” esses versos consagrados, descrevem o sentimento que a cidade maravilhosa desperta em todos, sejam cariocas ou não. É impossível ficar indiferente a essa cidade ensolarada, abençoada pelo Cristo Redentor. Mas a fama de ser uma cidade quente em dias de calor é verdadeira, em todos os sentidos. O sol parece marcar presença nas praias cariocas, talvez essa seja uma razão para o Rio ter esse jeito despojado de viver um eterno verão.

Mas nem tudo são flores, o calor bate recordes anuais de temperatura, em contra partida a cidade te oferece parques, florestas, jardins, praças e muito mais. Passar calor é só uma das possibilidades.  Nos dias em que os termômetros ultrapassarem os 40° graus, não será necessário ficar em casa com o ar condicionado ligado. E nem fritar nas areias escaldantes das praias cariocas. Aproveite o frescor natural de estar numa floresta tomando banho de cachoeira, parece bom?

Então, leia essa lista abaixo.

Sugestões de passeios para os dias de calor insuportável.

1. Floresta da Tijuca

Floresta da Tijuca

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, o parque florestal da Tijuca oferece trilhas demarcadas e sinalizadas que, na maioria dos casos, dispensam a presença de um guia. Esse passeio imperdível pode terminar com um agradável banho de cachoeira. Mesmo sendo uma área florestal, fica situada no coração da cidade, é uma floresta urbana com ruas asfaltadas em muitos pontos, se quiser praticar downhill no meio da floresta é só levar o skate, os menos radicais podem passear pela floresta de carro.

Ainda no parque encontramos um dos pontos turísticos mais visitados do Rio, a Vista Chinesa. Um mirante de onde é possível ver a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Urca e as mais famosas praias do Rio.

Vista-chinesa


2. O jardim botânico

Jardim Botânico

O jardim botânico também é um passeio cativante. O horário normal de visitação é às segundas-feiras, das 12h às 17h, e de terça a domingo, das 8h às 17h. O valor do ingresso é R$ 6,00 que inclui também a visitação ao Museu do Meio Ambiente. Além de encontrar ar puro e refrescante, o caráter histórico desse imenso jardim deixa tudo ainda mais interessante. Afinal ele foi inaugurado pela família Real portuguesa em junho de 1808.


Jardim Botânico - imagem 2
Jardim Botânico - imagem 3

As imensas palmeiras imperiais que servem de margem, enfeitando os canteiros nos caminhos de visitação do local. Com o passar do tempo tornaram-se marca registrada do herbário carioca. A instituição abriga, ainda, monumentos artísticos e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica. Como se não bastasse tudo isso, um lindo orquidário formado por mais de 3000 exemplares de cerca de 600 espécies diferentes, compõem o acervo do maior herbário do país.

orquidario

3. Lagoa Rodrigo de Freitas

Cisnes

Às margens da lagoa Rodrigo de Freitas, encontramos uma área de lazer com direito a ciclovia, pista de cooper, playground, quadras esportivas e pedalinhos. Se preferir pode ser um passeio gastronômico, por que a Lagoa é conhecida pela variedade de quiosques que oferecem de pamonha à comida japonesa, além de música ao vivo à noite.


Lagoa Rodrigo de Freitas

4. O Horto Florestal

Horto Florestal

A cidade conta também com o O Horto Florestal que é uma área de produção de mudas, principalmente de espécies ameaçadas de extinção, com ênfase nas oriundas da Mata Atlântica. Além de tudo isso, as famosas cachoeiras do Horto são um boa pedida para evitar praias lotadas.

IMG_5485

Gaby Lopes

Gaby Lopes

Sou poeta, escritora, revisora de texto, professora de português e devoradora de livros. comecei a escrever para olhar para dentro e me conhecer... Agora quero conhecer o mundo, contar histórias e viajar...

O serviço mais utilizado pelos nomades digitais e viajantes pelo mundo

Máquina de Café Expresso Portátil ideal para Hostels e Pousadas

Máquina de Café Expresso para Viajantes

Banco Gratuito e Digital para viajantes e Freelancers

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.