Planeta Cativante

Nepal e Índia: conheça as diferenças entre esses 2 países incríveis

Muitas pessoas confundem o Nepal com a Índia, acham que só por que são vizinhos, é tudo a mesma coisa.  Erradíssimo! O Nepal pode sim ter semelhanças com a Índia pela religião e costumes, mas difere em muitos quesitos do gigante indiano.

Para quem gosta de mochilão, o Nepal tem uma localização mega estratégica na Ásia. Pelo norte ele faz fronteira com o Tibet (região autônoma da China), pelo leste, oeste e sul faz fronteira com a Índia. Por isso não é difícil entender o porquê as pessoas acabam generalizando o Nepal e Índia. Quase todos os lados da fronteira são Índia.

Vou falar aqui algumas experiências que vivi em ambos os países e que me fizeram enxergar grandes diferenças entre Nepal e Índia. Vamos lá!

Gastronomia

Você já deve ter ouvido falar que a vaca é sagrada na Índia, no Nepal é a mesma coisa. Então em regiões hinduístas é impossível encontrar carne de vaca. No entanto no Nepal se come carne de búfalo e também opções com frango. Já na Índia o búfalo não é comum e opções com frango não são tão comuns. Dessa forma a cozinha indiana é em sua maioria vegetariana e para aqueles fanáticos por carne, é mais fácil para comer no Nepal.

Budismo

Existe uma rivalidadezinha entre Índia e Nepal no que se refere ao papel de cada país para o Budismo. O Buda é nepalês, ele nasceu numa cidade chamada Lumbini. Atualmente, o local de seu nascimento é um complexo de templos, considerado patrimônio mundial da Unesco.

A cidade onde o Buda nasceu no Nepal
Completo de Templos Maya Devi, patrimônio Mundial da Unesco

Entretanto muita gente pensa o Buda é indiano, pois ele atingiu seu estado de iluminação em Bodh Gaya, uma cidade indiana. Quando eu perguntava sobre essa cidade para alguns nepaleses, eles me davam a informação, mas sempre acrescentava: “mas o buda nasceu no Nepal”.

Segurança com as mulheres

Ambos países exigem certos cuidados quando o assunto é mulher viajando sozinha. Apesar de não ter ido para o Nepal e a Índia sozinha, deu para sentir como é a abordagem com o universo feminino. O Nepal me pareceu um pouco mais “evoluído” nessa questão. Eles não me olhavam como se eu tivesse uma melancia na cabeça, como faziam os indianos.

Vipassana no Nepal
Voluntária nepalesa do Vipassana (curso de meditação)

Mas mesmo assim existe um precipício de diferença cultural quando o assunto é mulher e sexo. Uma vez deixei toda minha roupa na lavanderia o que me restou só uma calça legging para vestir. A lavanderia ficava a uns 300 metros do hostel. O que eu fiz? Vesti a legging, uma camiseta larga e fui lá buscar.

O caminho todo fui medida na rua dos pés à cabeça, parecia que eu era uma aberração. Isso aconteceu no Nepal porque eu estava usando uma calça que marcava meu corpo, na Índia isso me acontecia com certa frequência, mesmo usando roupas largas o tempo todo. Entendeu a diferença?

Hospitalidade local

O quesito nepaleses X indianos tem uma GRANDE diferença. Uma vez conversei com um nepalês sobre as diferenças sobre Nepal e Índia (ainda não tinha ido para a Índia) e sabe o que ele me respondeu? Honestidade e corrupção. Segundo ele o povo nepalês é mais honesto e que a corrupção em massa da Índia ainda não chegou no Nepal.

O que eu pude perceber no Nepal é que as pessoas tentam te ajudar mesmo sem querer nada em troca. Vão te dar uma informação na rua sem tentar tirar proveito de nada e na hora de fazer compras vão barganhar o preço com você de maneira “saudável”. A impressão que se tem é que os indianos sempre querem ser os mais espertos quando o assunto é turismo.

Não gosto nada de fazer generalizações, ainda mais de um país tão diverso como a Índia, mas devo ser transparente com as coisas que aconteceram comigo, se essa é a realidade do país como um todo ou não, isso é uma outra história.

O encanto dos Himalaias e o Monte Everest

Os Himalaias é a cadeia montanhosa mais alta do mundo e se estende por cinco países, sendo eles Nepal, Índia, China (Tibet), Butão e Paquistão. O Monte Everest, que é o pico mais alto da terra faz parte dos himalaias, e fica em território nepalês.

Himalaias Nepal
Monte Everest

Uma das principais atividades para se fazer em Catmandu é o trekking nos Himalaias. Existem centenas de agências na cidade que oferecem diversas opções, desde as mais leves até os trekking para profissionais.

No norte da Índia também é possível visitar a cadeia montanhosa em cidades como Ladakh. Apesar da beleza majestosa dessa região na Índia, o montanhismo e hiking no Nepal são muito mais explorados.

Himalaias Nepal
Ladakh, região no norte da Índia, nos Himalaias

Cerimônia de cremação dos corpos

O hinduísmo é a principal religião no Nepal e na Índia. Eles acreditam em reencarnação e quando uma pessoa morre, seu corpo deve ser cremado e os restos devem ser dispensados em um rio. Assim sua alma estará “livre” para a próxima encarnação.

Eu acompanhei esse ritual em Catmandu (Nepal) e Varanasi (Rio Ganges – Índia). A forma que a cerimônia foi conduzida no Nepal foi muito mais rica em rituais, respeitando o corpo ali presente e os familiares. Já na Índia, foi quase que uma fila de pessoas para serem cremadas. E quanto mais posses a pessoa teve em vida, mais próximo das margens do rio ela é cremada.

Hinduísmo Nepal
Cremação de corpos Nepal

É curioso como o Nepal consegue se destacar da Índia em tantos fatores, mesmo com tantas características que deveriam torná-los bem parecidos. Povo simpático, comida boa e barata e com as paisagens únicas dos Himalaias.

É um destino que ainda não é tão comum no roteiro dos brasileiros pelo sudeste asiático. Uma pena, eles não sabem o que estão perdendo! Passei 10 dias em Catmandu fazendo um curso de meditação e mais uns 10 dias visitando a cidade e arredores enquanto esperava meu visto para Índia.

Se tiver a oportunidade não deixe de conhecer o Nepal! É possível cruzar a fronteira de ônibus, são umas 10 horas de viagem, mas vale MUITO a pena conhecer os 2 países!

Bruna De Mattos