Muita gente não sabe, mas o extremo sul do continente americano possui algumas das paisagens mais belas do planeta. Estamos falando da Patagônia, essa deslumbrante região que se divide entre nossos vizinhos Argentina e Chile.
Montanhas cobertas de neve, picos gigantescos e glaciares feitos de pura água congelada fazem da Patagônia uma região cheia de belezas e mistérios, onde a vida natural selvagem parece viver em harmonia com os pequenos – e poucos – vilarejos existentes. São tantas paisagens lindas para conferir que às vezes fica difícil criar um roteiro que dê conta de tudo.
Para ajudá-lo (a) nessa tarefa, listei cinco atrações imperdíveis na Patagônia na Argentina para ajudar você a fazer seu itinerário e não deixar nada de fora. Prepare as passagens, as roupas de frio e embarque nessa viagem que será inesquecível (eu garanto!).
#1 Faça trekking no glaciar Perito Moreno
O passeio ao Parque Nacional Los Glaciares já vale a pena: de lá é possível admirar a espetacular vista dessa crosta de gelo de mais de 30km de comprimento, que surge entre as montanhas como uma grande onda que de repente parou no tempo. Vislumbrá-lo é uma experiência de outro mundo. Mas se você quiser ir além, não deixe de fazer o trekking pelo glaciar e admirar esse gigante da natureza bem de perto. O passeio todo, incluindo o traslado saindo do centro da cidade de El Calafate, sai em torno de $2500 pesos argentinos ( por pessoa) e é feito unicamente pela agência Hielo y Aventura. A sensação é incrível, o tipo de coisa que todo mundo deveria sentir ao menos uma vez na vida.
#2 Descubra as montanhas de El Chaltén
A região do vilarejo de El Chaltén é bastante montanhosa, o que faz com o que o local seja super procurado pelos amantes de caminhadas e escaladas de todo o mundo. Se você é do tipo que curte essas aventuras, vai adorar. Do centro saem diversas trilhas com destino a paisagens maravilhosas (e escondidas!) e aos picos das montanhas mais altas. É possível planejar e percorrer algumas trilhas sem a ajuda de guias, principalmente as que são possíveis de fazer em um dia, como a que tem como ponto final a belíssima Laguna Torre. Porém, as idas ao famoso e mais alto pico da região, o Cerro Fitz Roy, necessitam de acompanhamento…e preparação!
#3 Cavalgue pelas planícies patagônicas
Nas principais cidades da Patagônia é possível participar de passeios a cavalo, que costumam ter duração média de uma hora e meia a duas horas. Se você gosta de cavalgar, não perca. Nunca andou a cavalo? Não tem problema: os guias acompanham o grupo durante todo o trajeto e dão aquela ajudinha básica para os novatos. A sensação do vento batendo no rosto enquanto se percorre paisagens maravilhosas é indescritível.
#4 Explore a Cueva de las Manos
Provavelmente será a obra de arte mais antiga que você verá na vida: as pinturas de mãos policromáticas que adornam a caverna foram feitas pelos nossos antepassados há mais de 9000 anos. Considerada um Patrimônia Mundial da Unesco, a atração também conta com desenhos de abstratos e de animais. Há visitas grátis durante todo o dia, lideradas por guias que falam do assunto com propriedade. Imperdível.
#5 Aviste baleias a partir de Porto Madryn
A região da Patagônia também é famosa por ser um dos melhores locais do mundo para avistar baleias. Nos meses de junho a dezembro, época de reprodução das baleias, há diversos passeios disponíveis nos quais é possível avistá-las – além dos moradores leões-marinhos. Há tours mais curtos, que duram em média uma hora e meia, e outros que são um programa de um dia inteiro. Reserve os tickets com antecedência e, assim como para os outros passeios, não esqueça de levar seu lanche.