Planeta Cativante

Viaje leve: dicas de mestre de como fazer a sua mochila

Mochila leve é essencial para qualquer mochileiro empenhado em abraçar o dia a dia da viagem. Como diz o ditado do mochileiro: viaje leve. Isso irá te ajudar a perseguir seu trem naquela famosa pressa de sempre. Espremê-la no único ônibus para o seu próximo destino. Ou encaixá-la em um barco apertado para alguma ilha.

rucksack

Naturalmente, sua bagagem envolve decisões pessoais. Todo mundo tem suas próprias ideias de conforto e estilo. Mas, seguindo alguns princípios testados em viagens, você pode diminuir tamanho e peso da sua mochila. Além de salvar a sua coluna e a sua disposicão.

A lei da física em viagens: o conteúdo da sua mochila expande até preencher todo o espaço disponível.

Comece com uma mochila que caiba no compartimento de bagagem de mão de um avião. Encha com o máximo que puder sem espremer suas roupas e deixe para trás o resto. Decisões erradas podem custar peso extra na estrada.

Sua mochila precisa ser compacta

Os buracos negros são tão compacto que a luz não pode escapar de sua gravidade. A sua mochila deve funcionar com o mesmo princípio. Roupas dobradas ficam menores do que amassadas. Dobradas e enroladas: menor ainda.

Se as suas roupas ocupam mais de um terço da sua mochila, você provavelmente está levando roupas demais.

O mundo não é tão selvagem quanto você pensa

A maioria das culturas tem seus próprios jeitos de lavar roupas. Seja no hostel, em uma lavanderia de rua ou aquela velha senhora na esquina pronta para fazer uma graninha a mais.  No geral, a maioria dos lugares possuem pia e água corrente.

glacier

Todo mundo adora uma trilogia

Três pares de meias. Três pares de roupa íntima. Três camisas.

A regra é: usar a primeira, lavar a segunda, secar a terceira. Você pode abusar mais das calças, por isso, dois pares de calças e um par de shorts ou uma saia deve ser suficiente (shorts e saia culturalmente aceitos, não esqueçam). Use roupas leves de algodão ou de poli-algodão de preferência com secagem rápida em cores que lidam bem com pequenos amassados ou dobras.

Dividir para multiplicar

A maior parte dos eletrônicos (telefones e câmeras fotográficas) são bivolts e ajustam automaticamente a tensão quando você os ligam na tomada (Confira no carregador onde diz. 100 ~ 240V). Usar uma régua de força conectada a um adaptador de tomada multi-país deve ser suficiente para manter todos os seus dispositivos alimentados.

Você não precisa de nada disso.

Repita isso para si mesmo enquanto arruma sua mochila.

Situações desconhecidas de uma viagem nos faz querer nos cercar de itens familiares, o jogo de “e se acontecer isso, e se acontecer aquilo” vai encher a sua mochila com itens desnecessários. Se caso você precisar de algum item exclusivo que não trouxe na mochila, provavelmente você vai poder comprar um onde estiver ou pegar emprestado de alguém. Mas não esqueça uma toalha de secagem rápida, esse é um raro exemplo em que a tecnologia supera as de algodão clássica.

lucky_to_be_light_Papua_Indonesia

O valor de cada peça de roupa é diretamente proporcional a sua utilização.

Vou deixar alguns exemplos para facilitar:

Um Frisbee: pra que levar um Frisbee na viagem? Além de ser um potencial “fazedor” de amigos internacional (vá em qualquer espaço público e comece a jogar com alguém, você verá), você pode colocá-lo na mochila estrategicamente na borda externa para fornecer proteção dura para itens que quebre fácil. Além disso, você pode usá-lo como: mesinha, prato, tigela, um abridor de garrafas, abanador, e pode sentar nele quando precisar sentar no chão ou em algum lugar úmido (grama por exemplo). 

Uma manta ou uma toalha extra: você pode usar para se secar, ela pode ser um cobertor, uma “parede” de privacidade, um saco ou um guarda-sol. É a peça mais versátil da mochila. Também pode ser uma saia para as mulheres.

Uma corda (pode ser de paraquedas): use para amarrar as coisas fora da mochila, você pode usar para criar um varal e secar suas roupas no quarto, amarrar sua mochila no compartimento superior do ônibus, ou até em cima do ônibus dependendo do tamanho do ônibus.

No avião

Com a sua lista de itens essenciais na mochila, você pode descobrir que um ou mais itens não cabem lá dentro. O que fazer? Como carregar para a viagem? Você pode explorar as três maiores brechas de bagagem do setor da aviação:

1. Se você estiver vestindo você não está carregando. Encha os bolsos do seu casaco com meias, camisetas enroladas ou outros itens, se precisar vista duas camisas. Viaje de botas e com itens volumosos e deixe os itens leves e pequenos na mochila, chinelo por exemplo.

2. Leve a sua mochila de ataque como bagagem de mão. Carregar seus pertences mais valiosos com você ao invés de deixá-los na mochila que irá despachar traz maior segurança, e caso ocorra algum problema com a sua bagagem, seus pertences mais valiosos estarão contigo. Você também pode enchê-la com pequenos itens, suvenirs ou presentes e nunca esqueça de um casaco.

3. Free-shop não conta como bagagem. Você poder deixar para comprar presentes no duty-free, a maioria das companhias aéreas permitem que você entre no avião com o saco do duty-free sem problemas.

unpacked_landscape

 

Aqui vai uma lista de itens fundamentais que coloco na minha mochila

Esta é uma lista de tudo que levo nas minhas viagens, como por exemplo para o Peru. Outros destinos podem exigir pequenas modificações:

  • Mochila (40 litros máximo)
  • Sacos plásticos (para proteger meias e roupa de baixo)
  • Passaporte, carteira de vacina internacional e outros documentos
  • Capa de chuva (coloque a capa de chuva como último item, de preferência no bolso de fora, caso tome chuva com a mochila, ela irá proteger suas roupas).
  • Poncho ou manta
  • Três camisetas
  • Duas calças jeans
  • Uma bermuda (ou saia)
  • Três pares de meias
  • Três pares de roupas íntimas
  • Casacos (sempre leve um casaco no avião)
  • Chapéu
  • Óculos de sol
  • Toalha de secagem rápida
  • Sapatos confortáveis
  • Chinelo
  • Saco de dormir (no Peru, nem precisei)
  • Cuidados pessoais: escova de dentes, creme dental, desodorante, sabonete líquido, protetor solar, repelente e shampoo.
  • Snacks: barra de cereal, chocolate, biscoito ou amendoim
  • Garrafa de água mineral
  • Câmera (com baterias e cabos)
  • iPad com carregador
  • iPhone com carregador
  • Fone de ouvido
  • Caderninho e caneta
  • Kit remédio (band-aid, aspirina, antialérgico, anti-inflamatório, anti-séptico e um anti-piriri para evitar desidratação)
  • Corda (pode ser de paraquedas)
  • Lanterna
  • Régua de força e adaptador (de preferência coloque no bolso da mochila, você vai querer usá-los no aeroporto ou em algum café/restaurante.)

 

O que achou da nossa lista? Você é um mochileiro experiente? Você leva alguma outra coisa importante que não está na lista? Deixe nos comentários.

 

Esse artigo foi baseado em um artigo em inglês.

 

 

Kadu Szili

Kadu Szili

Publicitário, escritor, compositor e viajante. Ama design, cinema, fotografia e tecnologia. Sonha em dar a volta ao mundo de balão. Mas se não for de balão, pode ser de veleiro, de bicicleta ou a pé. O importante é estar em constante movimento. "Uma mente que viaja, jamais volta ao seu estado original".

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.