Planeta Cativante

Como a tecnologia está mudando o jeito como viajamos

A tecnologia conecta viajantes com amigos locais, parentes e companheiros de viagem. Com os avanços mais emocionantes da tecnologia (que abrange tudo, desde a reserva de uma cama até o rastreamento da sua bagagem), a sua presença física está diminuindo. Cada vez mais, a tecnologia está mudando o jeito como viajamos e dominando os dispositivos menores, mais elegantes e vestíveis. Isso faz 2015, o ano em que a tecnologia pode sumir dos nossos olhos e nos ajudar em nossas viagens sem tirar a experiência.

Conectividade perfeita

Uma conexão boa na viagem tornou-se essencial.
Uma conexão boa na viagem tornou-se essencial.

Pode parecer contraditório, mas uma das maiores doutrinas de viagem é escapar da nossa rotina, mas cada vez mais sentimos uma necessidade por conexão digital. Nós procuramos um sinal de wi-fi para buscar informações, falar com parentes e até postar suas últimas aventuras e fotos no Facebook, Instagram ou blog. E tudo isso, não pode esperar até você voltar.

Felizmente, encontrar sinal wi-fi não é difícil nos dias de hoje. Em países como a Coreia do Sul e Japão, você pode alugar um dispositivo wi-fi portátil (um “ovo wi-fi ‘ou’ wi-fi pod”) que lhe dá wi-fi de bolso.

Se você só precisar carregar algumas coisas rápidas para o seu smartphone, pode ser mais barato comprar um cartão SIM local e usar o 3G ou 4G local desde que o seu aparelho seja desbloqueado.

Mapas do Google podem seguir a sua localização com o GPS, mesmo se você não tem conexão wi-fi, o que significa que muitas funções do mapa continuam funcionando.

Para usar mapas com recurso de pesquisa off-line, maps.me é excelente e permite que você salve mapas navegáveis ​​de países inteiros. Planeje a sua viagem com a rome2rio.com, que permite planejar viagens internacionais e variar o preço dependendo do tipos de transporte usado.

Hotéis estão permitindo que os hóspedes pulem o check-in no balcão, peçam o serviço de quarto e até destrave a porta do quarto via aplicativo.

A economia do compartilhamento

Coloque a sua bicicleta para alugar através do spinlister.com
Coloque a sua bicicleta para alugar através do spinlister.com

O forte desejo de compartilhar experiências autênticas de viagem nunca foi tão grande. O airbnb.com aproveita essa idéia desde o início, e a atitude é se preocupar com os aspectos da viagem para além de hospedagem. Assim, não só podemos ficar com os moradores locais. Podemos também nos sentar à mesa e jantar com eles e comer uma especialidade regional, através eatwith.com ou eatfeastly.com.

Podemos pegar um motorhome emprestado com o rvshare.com, ou mesmo colocar a sua bicicleta, prancha de surf ou snowboard para alugar através do spinlister.com.

Aparelhos vestíveis

O Apple Watch
O Apple Watch

Desde os primeiros episódios de Jornada nas Estrelas, nós já sonhamos com máquinas de vestir que nos ajudam a navegar e manter contato com o mundo (ou com a galáxia). O lançamento do Apple Watch este ano, promete ser o passo mais significativo nessa direção. E a Apple não está sozinha, outras marcas de roupas high-end de esportes estão planejando lançarem suas novas tecnologias ainda este ano.

As razões mais convincentes para comprar esses produtos são práticas – sistema de pagamento fácil (ApplePay), rastreamento de localização e acompanhamento da saúde estão todos nativos do relógio.

Nossos tradicionais acessórios de viagem também estão tendendo para conectividade total a medida que mais produtos se comunicam uns com outros, sem interação humana.

Tudo isso faz parte de um movimento tecnológico apelidado de “internet das coisas”. Nossa humilde mochila fica esperta com bluesmart.com, que sabe exatamente quanto ela pesa e você ainda pode rastreá-la via GPS através de um app.

Finanças

A forma como gastamos dinheiro também está mudando rapidamente. A idéia de pagar suas compras com um aparelho vestível ou com o clique de um botão está começando a parecer seguro e natural – e não apenas para geeks e nerds. Isso já está acontecendo na Austrália e em alguns países da Europa, onde cartões como o Visa PayWave conseguem processar um pagamento em menos de 2 segundos sem contato nenhum com seu cartão de crédito ou com o seu banco.

O polêmico aplicativo Uber já condicionou seus usuários a pagarem por um serviço de táxi direto do seu aplicativo. Esta ideia está migrando para aplicativos de restaurantes, como opentable.com e o reserve.com

Outras inovações para arrebentar as fronteiras do comércio é o transferwise.com que permite que você façaa uma transferências internacionais com taxas mais baixas do que as transferências bancárias tradicionais. Nos EUA, o Facebook Messenger permite que você transfira dinheiro para um amigo e aplicativos como o xe.com podem converter moedas simultaneamente.

Fotografia

A Narrativa Clipe 2 câmera.
Clipe Câmera

Hoje o lema dos viajantes é: colecione momentos, não coisas. A facilidade, acessibilidade e compartilhamento de fotografias modernas estão fazendo um papel importante na mudança de atitude. 

A variedade de maneiras diferentes de capturar suas viagens de todos os ângulos e formatos é maior do que nunca.

Câmeras que ficam ligadas 100% do tempo estão batendo novas tendências para experiências de viagens diárias. O clip-on camera Narrativa Clipe 2 (getnarrative.com) é uma câmera grande-angular, com GPS que tira uma foto a cada 30 segundos o dia todo, compactando o seu dia em uma série de fotos instantâneas e sinceras. O aplicativo picr.info aponta a câmera para você, te ajudando a criar um conjunto de auto-retratos diários para ver como você mudou em sua jornada.

Enquanto isso, Hyperlapse do Instagram (hyperlapse.instagram.com) permite criar vídeos em timelapse, criando a compressão de uma viagem de duas horas no Vietnã em poucos minutos de filmagem.

E o que falar do famoso “pau do self”? Andando alguns passos além, o Allie (ic720.com) é uma câmera que filma em 720 graus para fazer fotos e vídeos de selfies em todos os ângulos. Imagine uma câmera voando acima de você, registrando cada movimento seu enquanto você viaja. E os Drones? É o caso da Nixie (flynixie.com) um ‘selfie-zangão’ que vai voar para fazer vídeos e filmagens como se fossem tirados do cinema.

Idioma

Imaginem estes sinais em Shinjuku, Tóquio traduzido no local por telefone.
Imagine traduzir essas placas em tempo real na tela do seu iPhone.

Mais portas se abrem para os viajantes que sabem dizer somente um ‘nǐ hǎo” na China. As empresas de tecnologia nunca irão substituir a experiência de falar outro idioma, mas eles estão chegando perto! Com estas ferramentas de tradução instantâneas ficou mais fácil do que nunca superar a barreira da comunicação.

O tradutor do Google permite que os viajantes usem suas câmeras de telefone para traduzir o texto que vê na vida real. Aponte o telefone em uma placa vermelha em Barcelona que diz ‘Alto’ e sua tela irá mostrar o mesmo sinal com a escrita ‘Pare’. É incrível!

E o futurista, Skype Tradutor que foi ao ar como uma pré-visualização no final de 2014, que deixa duas pessoas terem uma conversa com tradução instantânea e com legendas.

Privacidade

Quanto mais aprendemos sobre invasão de privacidade mais os usuários são capazes de mudar a forma como se comunicam na internet. Aplicativos de mensagens instantâneas estão dominando os SMSs.

Esse ano, o iMessage da Apple vem com criptografia mais forte, e o WhatsApp (whatsapp.com) agora conta com criptografia de duas vias que nem mesmo o governo americano pode quebrar.

E o aplicativo de bate-papo Hi, que agora vem embutido no Firefox. Ele permite que você use um computador, digamos, em um cibercafé e sem instalar qualquer coisa você pode começar um bate-papo com alguém do outro lado do mundo. Sem deixar rastros digitais.

Duck Duck Go (duckduckgo.com) é um mecanismo de pesquisa útil para usar na estrada, pois não controla e nem registra suas atividades. Isso é muito útil para tranquilizar a mente sobre as suas informações que podem ficar armazenadas no computador e serem exploradas por golpistas.

Na China, um VPN ou Tor para acessar um vídeo de viagem é mais popular do que nunca entre viajantes e moradores locais. Por exemplo, o Google Search, Drive e YouTube são bloqueados pelo governo Chinês.

Conclusão

A vida na estrada nunca esteve tão fácil. Hoje temos informações ilimitadas na palma das mãos. O mundo não é tão selvagem como achamos que ele é. Porém, para ter uma boa experiência de viagem, você precisa saber exatamente o que te cativas a viajar? Será que tanta tecnologia vai melhorar a sua viagem? O que você acha? Deixe nos comentários.

 

 

Esse artigo foi baseado nesse artigo em inglês

Kadu Szili

Kadu Szili

Publicitário, escritor, compositor e viajante. Ama design, cinema, fotografia e tecnologia. Sonha em dar a volta ao mundo de balão. Mas se não for de balão, pode ser de veleiro, de bicicleta ou a pé. O importante é estar em constante movimento. "Uma mente que viaja, jamais volta ao seu estado original".

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.