Planeta Cativante

Orçamento de viagem: quanto levar para um mochilão em Londres

Vai viajar para a Europa e tem Londres como parada obrigatória, mas não sabe qual a média diária de gastos na capital britânica? Então confira nosso orçamento de viagem para um mochilão em Londres.

Diferente da maioria dos países de União Europeia, a Grã-Bretanha tem como moeda a Libra Esterlina (£). Geralmente mais cara que o famoso Euro, a Libra é uma moeda forte que é aceita na Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. É também bastante cara para os padrões brasileiros: hoje (17/09/2015), por exemplo, cada Libra está custando cerca de R$6.

Por isso, para evitar gastos desnecessários e não comprometer seu saldo bancário, é importante calcular bem seu orçamento por dia de viagem. Então vamos lá.

Hospedagem

A diária em um albergue simples em Londres costuma variar entre £7 e £25, dependendo da localização do local, do número de camas por dormitório, da presença ou não de banheiro dentro do quarto e por aí vai. Avalie o que melhor cabe no seu orçamento e reserve em sites como Booking e Hostelworld.

hostel
O preço varia conforme o número de “colegas” no quarto. Imagem: Reprodução | Palmers Lodge

Tickets para atrações turísticas

Um dos pontos positivos de Londres é que a maioria das atrações interessantes são gratuitas: passear pelos belos parques e visitar locais como o British Museum, a National Gallery, a Saint Paul Cathedral, a Tate Modern, o Natural History Museum. No casos dos museus, eventualmente cobra-se por tickets para as exposições temporárias e especiais, mas o valor em geral não passa de £10.

Por outro lado, assistir uma peça de teatro ou musical ou passear na famosa roda gigante London Eye tem custo. Confira abaixo o preço médio do ingresso por pessoa (adulto) em algumas atrações:

  • London Eye: £23
  • Museu de cera Madame Tussauds: £33
  • Musical: entre £30 e £50 dependendo da peça, no lugar mais barato.
  • Abadia de Westminster: £20
  • Conhecer o Shakespeare’s Globe Theatre: £13.50 (preço da peça teatral não incluso).
  • Observatório de Greenwich: £9.50

Sendo assim, separe um dinheirinho extra se quiser conferir algumas dessas atrações. E lembre-se: comprar tickets pela internet geralmente sai mais barato do que adquirir no local.

Transporte

Sou dessas que gosta de andar, mas Londres é uma cidade grande e cheias de coisas pra ver, então é bom recorrer aos transportes públicos. O valor que você vai gastar com isso depende da quantidade de dias que irá ficar na cidade e os lugares que irá percorrer. Cada passagem de metrô (ou tube, para o londrinos) custa, em média, a fortuna de £4.80 (zona 1-4). Por isso não vale a pena. Sendo assim, você tem quatro opções:

  • Comprar um Travelcard: opção boa para você que vai ficar no máximo uma semana ou menos na cidade. O bilhete que dá direito a um dia de viagens custa £12; o que contempla uma semana, £37.70.
  • Comprar um Oyster: se for ficar mais dias, vale a pena investir no Oyster, cartão recarregável do transporte público de Londres. Funciona assim: quanto mais você usa, menos você paga e no geral as tarifas são mais em conta do que um bilhete individual (uma passagem de ida e volta no tube, por exemplo, sai por £7.50). Obs: tanto o Travelcard quanto o Oyster possibilitam usar os serviços do metrô, ônibus, Overground (metrô não subterrâneo) e as principais linhas de trem.
  • Andar só de ônibus: em primeiro lugar, ao contrário do que acontece no Brasil, não é possível comprar a passagem de ônibus dentro do próprio ônibus. Isso significa que você terá que adquirir um dos dois cartões mostrados acima. A diferença é que se você optar por SÓ andar de ônibus, vai pagar mais barato, já que com o Oyster cada viagem custa £1.50 e o Bus Travelcard sai por £5 para o tanto de viagens que você fizer em um dia inteiro. Importante: todos os cartões podem ser adquiridos em qualquer estação de metrô. E se você for estudante, pergunte por tarifas especiais com desconto.
  • Andar de bike: é possível alugar bikes em postos fixos espalhados pela cidade, principalmente em parque e regiões turísticas. O aluguel por 1h sai, em média, £2.

 

Refeições

O jeito mais barato e fácil de comer é por meio dos amigos supermercados. Na maioria deles é possível encontrar uma boa variedade de sanduíches e wraps, que além de ligths custam em média £3.80, acompanhados de um suco de laranja (em média £1.50). Para uma experiência tipicamente inglesa, sente em um dos imensos parques e seja feliz com seu pequeno piquenique.

Procurando uma refeição mais completa, com direito à entrada e prato principal? Há várias boas opções, principalmente na área central da cidade (como o Soho) que vão desde comida italiana à tailandesa. A média de preços em lugar simples é £30, incluso uma bebida não alcóolica. Alguns pubs também servem comida e geralmente são gostosas e mais em conta: uma tradicional steak and ale pie (torta de carne), por exemplo, sai em média por £9.

Para organizar 013
Steak and Ale Pie: a tradicional torta de carne com saladinha e fritas é servida na maioria dos pubs | Imagem: Nathalie Bonome

Pubs & Baladas

Se o seu planejamento incluir visitas à pubs e baladas, vale separar uma grana extra para isso. O preço médio de cada pint nos pubs londrinos é cerca de £4 cada e na maiorias das baladas paga-se para entrar (entre £10 e £20, dependendo da festa). Drinques simples nos bares da cidade custam em média £9, então planeje-se e prepare seu bolso para as noites de diversão.

London-pub-8
Prepare o bolso para as saídas etílicas. Imagem: Reprodução | Jetting Around

Chip de celular

Se você for ficar mais de cinco dias na cidade, sugiro que compre um cartão pré-pago para o seu celular (Sim Card). É possível encontrá-los facilmente em lojas nas principais ruas da cidade (Carphone Warehouse, Phones 4 you) , mas se quiser garantir o seu já no aeroporto ou estação de trem, basta procurar pelas Sim Card Machines, ou máquina de vender cartão (tal qual aquelas que vendem latinha de refrigerante). Opte por um plano pré-pago – em inglês, pay-as-you-go – com o maior pacote de internet, afinal esse será sem dúvida seu maior uso. Há opções que variam de 5£ a 15£, por isso você deve escolher a que melhor se aplica ao seu consumo/período de viagem.

sim card machine
Sim Card Machine no aeroporto de Heathrow. Imagem: Reprodução | Danny Sullivan

Total:

Somando os gastos fixos e alguns variáveis da sua estadia em Londres, o budget ideal para um dia de mochilão tranquilo seria de £60, já incluso o valor gasto com a hospedagem. Avalie seu orçamento, faça algumas economias, compre as passagens…e divirta-se!

Nathalie Bonome

Nathalie Bonome

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.