Planeta Cativante

10 itens indispensáveis que precisam estar na sua mala em um mochilão

Passagens compradas, albergues e hóteis reservados. Está quase tudo pronto para a viagem, só falta arrumar a mala. Mas esse “só” na verdade não é tão simples assim. Arrumar a mala para um mochilão pode até não demandar muito tempo comparado com outros aspectos da viagem, mas requer planejamento. Isso porque pelos próximos dias – ou meses – você terá que carregar todos seus pertences, literalmente, nas suas costas.

Uma bagagem completa e bem organizada garante que você não passe sufoco no meio do passeio. Portanto, é necessário garantir duas coisas:

  1. Que a mochila não fique muito pesada, afinal ela será quase uma extensão do seu corpo.
  2. Que você terá tudo o que precisa para os próximos dias, evitando gastos desnecessários e bagagens extras ao longo da viagem.

Seguindo essas duas premissas, elaboramos um pequeno guia-prático com todos os itens essenciais que devem estar na sua mochila para que essa parte da sua viagem seja a mais simples possível. Vamos lá!

Começando pela mochila. Ela deve ser de confortável e de boa qualidade, pois vai percorrer um longo trajeto com você, além de ser colocada no bagageiro do avião, ônibus e etc. Então invista em uma mochila boa e resistente ou pegue emprestado com alguém que já fez um mochilão.

Cores, tamanho, qualidade. Há várias opções no mercado | Via
Cores, tamanho, qualidade. Há várias opções no mercado |Imagem:  Via

Isso feito, chegou a hora de separar suas roupas, sapatos e acessórios. Escolha essas peças de acordo com o número de dias que pretende viajar e locais que está pensando em visitar. Se você não é do tipo que gosta de sair para a balada, por exemplo, não há necessidade de levar camisas ou vestidos para essas ocasiões. Lembre-se que quanto mais opções, mais peso terá que carregar.

Além disso, existem alguns itens essenciais que TODO mochileiro precavido carrega na bagagem. Por isso, é prudente deixar um espaço especial reservado para esses materiais. Anote aí:

 

Protetor solar

Protetor solar

Para o sol, para o frio. O protetor solar será seu companheiro inseparável durante toda a viagem no clima quente ou nos dias frios e deve ser usado nos rosto e pescoço diariamente, independente da temperatura. Para lugares com altitude elevada, protetor labial é importantíssimo, inclusive para os homens, para evitar que os lábios se ressequem.

 

 

 

 

Chapéu/ boné

chapeu

Esse acessório é indispensável porque protege sua cabeça do sol forte e ajuda a evitar desconfortos como enxaquecas e até mesmo insolação. Está indo para um lugar com neve? Tudo bem, então substitua-o por uma touca ou gorro quentinho. Suas orelhas irão agradecer.

 

 

 

 

Lenço

lençoLevar um lenço é uma ótima ideia. Seja para proteger o pescoço do frio – ou fazer um turbante nos dias de muito calor – ele é acessório coringa para diversas situações: pode servir de lençol, travesseiro e por aí vai. Acredite no poder do lenço e coloque um na sua mala; você não vai se arrepender.

 

 

 

 

Óculos de sol

oculosOs óculos de sol vão além da moda: na verdade a principal função deles é proteger os olhos dos raios UVA/UVB. Como provavelmente você passará a maior parte da sua viagem andando a céu aberto, é importante se cuidar. E para mulheres preocupadas com a pele: usar óculos de sol minimiza aquelas ruguinhas na testa que fazemos quando “apertamos” os olhos. Previna-se!

 

 

 

 

Toalha de banho 

toalhaAlguns albergues até disponibilizam esse item mediante o pagamento de uma taxa; mas dependendo do seu destino e quanto tempo ficará fora, vale levar esse item com você. O ideal é escolher uma toalha prática e desenvolvida para viajantes como as de microfibra que, além de serem leves e ocuparem menos espaço, secam rápido.

 

 

 

 

Cadeado

cadeadoLevar um ou dois cadeados é muito importante para garantir a segurança da sua bagagem. Quando ficamos em hospedados em albergues, geralmente dividimos o quarto com outras pessoas. E como tem gente boa e má nesse mundo é importante garantir que seus pertences estarão seguros durante a sua ausência, por mais legais que seus roommates serão. Por isso, seja precavido (e não se esqueça de guardar a chave com você).

 

 

 

 

Itens básicos de higiene pessoal

kit hSabonete, shampoo 2 em 1, escova e pasta de dentes, fio dental, lenços de papel, hidratante e desodorante. Esse é o kit básico de higiene pessoal que todo mundo deve ter na mochila. Importante lembrar que a embalagem de cada produto não pode ultrapassar 100ml e que não é permitido embarcar com sua mochila na cabine levando embalagens aerosol. Dito isso, prefira os produtos em tamanho mini e em versões hidrantes e roll-on.

E para as mulheres: além dos itens acima, coloque na lista condicionador, pente ou escova para cabelos, absorvente, kit unha (alicate e lixa), lenços umedecidos e kit básico de maquiagem (blush, lápis e máscara para cílios).

 

 

Capa de chuva

capaPode parecer estranho para algumas pessoas, mas a capa de chuva é também um item indispensável. Por mais que você tenha acompanhado a previsão do tempo dos lugares que irá visitar, o clima pode mudar de uma hora para outra. E pior do que estar despreparado para pegar chuva é ficar com sua mochila e suas coisas molhadas. Acredite: não é legal, não vale a pena. Por isso, não esqueça de providenciar uma capa para você e sua mochila. 

Dica: leve saquinhos plásticos para os casos de ter que carregar roupas de banho e toalhas molhadas.

 

 

Tênis confortável

tênisO bom e confortável tênis será seu amigo durante toda a viagem, já que você passará a maior parte do tempo andando e conhecendo novos lugares. Leve consigo um tênis de qualidade, mas que não seja completamente novo; com um par já “amaciado” você evita os desconfortos que um tênis novo poderia trazer (como bolhas ou machucados).

 

 

 

 

Saco de dormir

sacodedormirPor mais que você tenha reservado hospedagem para todos os dias, é bom estar prevenido para as eventuais noites no aeroporto ou estações de trem e/ou ônibus por conta de conexões ou atrasos do transporte. O saco de dormir vai garantir que você fique aquecido e consiga descansar nesses ambiente nada propícios para isso. Uma mão na roda!

 

 

 

 

Agora que você já sabe o que colocar na sua mala, vai ficar mais fácil deixar tudo certinho e organizado. Faça um check-list, providencie o que você ainda não tem e mãos à obra. Esse é só o começo da sua viagem!

Nathalie Bonome

Nathalie Bonome

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.