Florianópolis é a capital de Santa Catarina, mas em nada se parece com as capitais dos estados vizinhos. A cidade é cheia de nuances e recortes, indo de um bairro ao outro é possível avistar um pasto, uma área florestal, uma lagoa, praias exuberantes ou mesmo uma via expressa. É um sobe e desce morro, afinal trata-se de uma ilha vulcânica, a cada vez que você sobe o horizonte se apresenta azul, pois estamos cercados pelas águas, de um lado praias incríveis do outro uma baia tranquila que separa a ilha do continente. Não são poucas as atrações desse lugar.
Em Floripa tem praias com ondas fortes para os surfistas, praias mais calmas para curtir com a família, praias mais secretas com acesso apenas por trilhas, que encantam os mais aventureiros, e praia de naturalismo. Opções é o que não faltam. Por ser uma ilha a ondulação varia em todas as direções, assim também é o vento.
Fizemos uma lista para ajudar os visitantes de primeira viajem:
Floripa para surfistas
Floripa é famosa pelas praias, pelas ondas e pelas belezinhas que desfilam seus corpos sarados por aqui. O surf é o esporte da ilha, temos muitas opções de ondas, independente do vento e da ondulação. Por isso, a ASP que promove o World Championship Tour, mais importante campeonato de surf, costuma agendar etapas na região.
No inverno as praias continuam recebendo surfistas, pois é nessa estação que as ondas ficam maiores. Afinal, o surf não é apenas um esporte, é um estilo de vida, uma forma de estar em contato com a natureza. Os amantes das ondas não se assustam com o frio, costumam pular da cama bem cedinho para conferir o boletim das ondas no “de olho no mar“.
Leste da ilha, próximo a Lagoa da Conceição.
Joaquina: é um point, reduto de surfistas e também de praticantes de sandboard, o surf nas areias. O local conta com uma boa infraestrutura de hotéis, restaurantes, bares e pousadas., para os que preferem apenas atravessar a rua e encontrar o mar.
Mole: Uma praia de tombo, com areia fofa, ondas fortes e longas. Além do surf é possível voar de parapente de um mirante natural e aproveitar a vista, pousando na praia.
Galheta: Acesso apenas por trilhas, fica ao lado da praia mole. Uma praia preservada e de naturalismo. É um ótimo lugar para iniciantes, com boas ondas e baixo grau de dificuldade para atravessar a arrebentação.
Norte da ilha, próximo de Jurerê.
Santinho: Mesmo sendo uma praia do norte, ela fica voltada para o oceano à leste, o que possibilita entrada de ondulações. Essa praia ficou conhecida por ter um sofisticado complexo hoteleiro. Para os mochileiros a melhor opção é os campings. É considerada pelos surfistas a melhor praia do norte.
Brava: É cercada de costões pelas laterais, possui águas claras, ondas fortes e bravas, daí o seu nome. No inverno sofre ação de ondulações oceânicas o que faz essa época do ano ser a preferida pelos surfistas.
Moçambique: É a praia de maior extensão da ilha, porém inexplorada. Fica no meio de uma reserva ambiental, então caso resolvam surfar por lá, leve tudo o que for precisar. O costão esquerdo é o mais indicado à prática do esporte.
Sul da ilha, próximo ao aeroporto.
Campeche: É com os pés na areia que podemos ver a famosa ilha do Campeche, é uma praia de grande extensão que proporciona quebra perfeita e ondas fortes o ano inteiro. Seu point mais bem frequentado é chamado de Riozinho, onde acontecem eventos e shows ao ar livre.
Matadeiro: Não é possível chegar de carro ou ônibus, deve-se ir até a praia da Armação e depois seguir a pé por uma trilha para encontrá-la. O mar tem intenso repuxo o que exige atenção dos banhistas. Do lado direito, encontra-se uma trilha para a famosa e selvagem praia da Lagoinha do Leste.
Morro das Pedras: Como todas as praias do sul da ilha, ela ainda é bem preservada e parece uma pequena vila de pescadores. Possui mar agitado e é nas águas frias de inverno que aparecem baleias passeando pela costa.
Floripa para mochileiros
Os mochileiros se espalham pela ilha. Quem prefere ficar em hostel, encontrará na Lagoa da Conceição ótimas opções e também estrutura de transporte público, comércio, restaurantes e baladas. Recomendamos o Submarino Hostel, que fica no canto dos Araças e tem ótima qualificação nos sites de reservas. O maior camping da ilha fica próximo a praia do moçambique, em meio a uma reserva Florestal.
Uma dica pra quem vai andar de transporte público é verificar os horários pela internet nesse link. Apesar de pontual os horários são escassos. Outra dica importante é ficar atento ao sentido em que o ônibus está indo, pois ele não muda de nome quando está voltando para o terminal. Por exemplo, a linha 330 que sai do centro para lagoa, volta para o centro com o nome lagoa, o que faz turistas e gringos se confundirem e pegarem o ônibus no sentido errado.
Aluguel de moto e bike é uma alternativa viável para fugir do trânsito na alta temporada de verão. Por mais estranho que pareça, pedir carona é uma prática comum entre os moradores locais.
Se você quer conhecer mais sobre Floripa, sem sair da cadeira, entre nesse link e veja as câmeras ao vivo que estão espalhadas pela ilha. Para não perder nenhuma novidade do Planeta Cativante, assine a nossa newsletter acima.