Planeta Cativante

Crepe e Cidra – Uma viagem gastronômica pela Bretanha, noroeste da França.

A França é conhecida mundialmente pelas delícias dos seus pratos. Uma delas é a combinação tradicional de crepe e cidra.

Hoje vamos para a região da Bretanha, noroeste da França, é uma das 6 nações celtas reconhecidas pela Celtic League, com a Escócia, a Irlanda, a Ilha de Man, o País de Gales e a Cornualha.

Lá, foi palco de grandes batalhas da guerra dos 100 anos entre Inglaterra e França, e isso marcou a região com castelos e cidadeszinhas em clima medieval.

Mas hoje iremos falar de uma tradição da Bretanha tão famosa quanto o nosso arroz e feijão. O crêpe e a cidra.

Diz a história que há 7 mil anos a.C. um homem cansado de comer mingau, se revoltou e o jogou na fogueira. O mingau caiu em uma pedra que estava quente e se solidificou. Nascia assim o crepe, ancestral do pão. E até hoje, o crepe é feito na pedra quente.

 O Galette

 

Crepe e Cidra

O famoso crepe salgado que é feito com farinha de trigo sarraceno é chamado de galette. A farinha de trigo sarraceno é feita de uma planta da família do morango de origem asiática e, é escura e amarga. E vale dizer, pra quem sabe o que é gluten, que a farinha de trigo sarraceno não tem gluten!

O cardápio dos galettes é muito variado, possui muitas opções de queijos, cogumelos, verduras, carnes, peixes e ovos.

 

O Crepe

Já, o que é feito com farinha de trigo branca e recheio doce é chamado de crepe mesmo. As opções de sabores também são muitas. Normalmente você encontra crepes recheados de nutella, frutas da estação, geléias, com sorvete e outras gordices açucaradas.

Crepe_com_chocolate1

 

A Cidra

260px-Cidre_Artisinal_from_Brittany

A Cidra é uma bebida espumante feito com maçã, largamente consumida na Europa. Na França é produzida na Bretanha e Normandia.

Estima-se que 7.5 milhões de pessoas consomem cidra anualmente, sendo 2.5 milhões só na França.

A cidra é reconhecidamente uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo, é provável que já existisse cidra em 1.300 a.C. no Egito.

É uma bebida suave, de gosto leve. As de boa qualidade e artesanais são vendidas em garrafas de champagne. Se bebe em xícaras de cerâmica como um chá. Seu teor alcólico pode variar de 3,5% até 12% dependendo do local da produção e marca.

Para os interessados em como a cidra é feita, aqui vai um vídeo da produção da Cidra:

 

Então, se você for pra esses lados da França, não deixe de experimentar essa combinação tradicional da região que é uma delícia.

E se você tiver sugestões de outras combinações deliciosas, compartilha com a gente nos comentários 😉

 

Kadu Szili

Kadu Szili

Publicitário, escritor, compositor e viajante. Ama design, cinema, fotografia e tecnologia. Sonha em dar a volta ao mundo de balão. Mas se não for de balão, pode ser de veleiro, de bicicleta ou a pé. O importante é estar em constante movimento. "Uma mente que viaja, jamais volta ao seu estado original".

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.