Planeta Cativante
Bogota

Conheça a Bogotá dos Colombianos: Descubra as dicas de roteiros de quem mora por lá

Nada como conhecer a fundo os lugares por onde passamos, e um mochileiro que se preze sempre vai valorizar os passeios menos turísticos. Por isso, fizemos uma seleção dos lugares mais legais na Bogotá dos bogotanos, ou rolos, como eles dizem. Isso mesmo, rrrrrrôlos.

Parques e caminhadas em Bogotá

Para passeios diurnos, há uma infinidade de parques e praças enormes e bem cuidadas para aproveitar uma brechinha do frio, se houver. O Parque Simón Bolívar é o maior deles e, por estar um afastado do centro de Bogotá, é pouco explorado pelos turistas. Mas vale muito a pena pegar um Transmi até a estação Salitre el Greco e caminhar cerca de 15 minutos até o parque.

Quem gosta de caminhadas pode tentar se aventurar a subir a montanha que dá na master turística Monserrate, mas prepare seu fôlego, pois a subida é bastante inclinada e lá em cima são mais de 3 mil metros acima do nível do mar.

Vista de Monserrate. Foto: Brennan Ehrhardt.

 

Uma subida mais leve é pela Quebrada la Vieja, que abre às cinco da manhã e tem policiamento até as 10h. Essa informação não está aqui à toa, já que há muitos relatos de roubos na trilha depois da saída da polícia. Por isso, vá cedinho e aproveite a vista da montanha, mas não demore muito. A caminhada começa no cruzamento da Calle 71 e Carrera 4 e você deve passar por um riozinho que corta um pequeno e grafitado túnel.

Outro passeio em meio a natureza pode ser feito durante a semana, exceto pela sexta-feira, no enorme campus da Universidad Nacional. Normalmente é possível entrar sem maiores problemas e zanzar entre os universitários e as muitas barraquinhas que vendem desde DVDs piratas de filmes cult, frutas, artesanato, churrasco e guloseimas em geral.

Durante os domingos, as ruas mais movimentadas da cidade fecham para servirem como ciclovia e pista de caminhada para locais e turistas. O Parque Nacional, na Carrera 7, é um bom lugar para descansar de uma caminhada que começa na Candelária, onde está a maioria dos hostels.

Cinemas, planetário, teatros e sebos

Falando na Séptima, a Carrera 7, ali estão alguns dos cinemas mais bacanas da cidade. A Cinemateca Distrital apresenta filmes novos e não tão novos assim, de todo o mundo, por preços bem em conta.

Ali pertinho está o Planetário da cidade, outro passeio interessante e fora do eixo turístico. Dependendo da sua sorte, você pode ver uma apresentação de lasers que dançam ao som de famosas bandas do rock internacional.

Um pouco mais pra frente, está o Cine Tonalá, uma mistura de restaurante, café, baladinha e cinema em uma casa simpática, perto do Parque Nacional. Point dos bogotanos moderninhos, sempre oferece uma variedade de filmes cult a preços bem atrativos.

Os teatros da cidade estão concentrados no centro, Teusaquillo, Chapinero e há mais alguns pela região norte. Um dos principais leva o nome do político Jorge Eliecer Gaitan, assassinado na década de 40 por questões políticas. Também em Teusaquillo está a Casa Ensamble, um teatro e restaurante muito frequentado pelos bogotanos.

Ali pertinho, na Calle 45 há um monte de sebos, uma ótima pedida para quem quer comprar algum livro colombiano sem gastar horrores em uma edição nova. Se você for passear pela Universidad Nacional, pode sair pela passarela que cai na Calle 45 e ir conhecer estes empoeirados sebos.

Paloquemao

Quem gosta de passear por mercados municipais vai adorar conhecer o Paloquemao, que está na região central e pode ser acessado pelo Transmilenio ou até mesmo em uma caminhadinha mais longa descendo a Calle 19 desde a região do Parque de los Periodistas, na Candelária.

Existe até um tour para gringos que passa pelo mercado, mas a visita solo é muito agradável e te dá mais liberdade para conversar com os vendedores que em geral são muito simpáticos com estrangeiros curiosos sobre as exóticas frutas que eles vendem.

Candelária

Tudo bem que a Candelária é sim um lugar super turístico, mas existem pequenos restaurantes, museus, livrarias e lojinhas em geral que fazem desta área da cidade uma ótima pedida para os mochileiros que querem conhecer Bogotá a fundo. Evite os estabelecimentos muito próximos da Plaza Simón Bolívar, pois ali tudo vai ser mais caro.

Plaza Simón Bolívar. Foto: Brennan Ehrhardt

 

Na frente do Museo Botero, que indicamos muito que você conheça, está a Biblioteca Luis Angel Arango, que além de ter um acervo impressionante, oferece concertos de música clássica com jovens solistas por preços bem baratinhos. Vale a pena se informar sobre a programação.

Um pouco mais para cima está o Chorro de Quevedo, que deve ser o lugar que abriga mais doidões por metro quadrado numa noite de sexta-feira em Bogotá, ou seja, se você estiver na cidade neste dia, pode começar o esquenta por ali mesmo.

San Victorino

Quem conhece a 25 de Março, em São Paulo, vai se sentir em sua versão colombiana nesta área da cidade. Lugar lotadíssimo, vendedores gritando no seu ouvido e todo o tipo de bugiganga que você pode pensar.

Para compras ou só para conhecer um pouco mais a cultura local, é um passeio muito interessante, mas, como dizem os colombianos, não dê papaya. Isso é, cuide bem dos seus pertences e não fique com o seu celular na mão o tempo todo, já que todo lugar muito movimentado pode trazer alguns riscos.

Vida noturna

Existem algumas áreas mais badaladas em Bogotá, como a zona Rosa, zona T, la Macarena, Chapinero e também a Candelária. Há também o super turístico Andrés Carne de Rés, mas esse não faz parte do dia-a-dia dos bogotanos.

Um dos destaques da vida noturna da cidade, seja para locais, como também para turistas, é o Theatron, balada gay que agrada a todos. Gigante, tem 13 (!!!) ambientes diferentes, toca desde eletrônico até salsa, como a maioria das baladas super ecléticas da Colômbia e de fim de semana normalmente tem open bar.

Disco Jaguar. Foto: reprodução. http://estudioplata.com/gallery/disco-jaguar/

 

Outra opção bastante tradicional é a Disco Jaguar, também na região de Chapinero. Durante a semana é um café e restaurante, mas no final de semana seus ambientes luxuosos se transformam em uma balada para ninguém botar defeito.  

 



Booking.com

Marina Ferrarezze

Marina Ferrarezze

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.