Planeta Cativante

Como fazer trabalho voluntário enquanto viaja

Viajar é sempre uma experiência única. Agora imagine poder unir o útil ao agradável e transformar a sua viagem em algo ainda mais especial e significativo. Pois é exatamente isso o que acontece quando você decide fazer um trabalho voluntário no exterior.

Foi o que eu fiz. Passei um mês como voluntária em Nairóbi, no Quênia e vou te ajudar a fazer o mesmo, compartilhando algumas dicas importantes.

Quem já fez trabalho voluntário, sabe o quanto essa experiência pode ser gratificante. Mas essa não é a única vantagem!

 

Custos

Viajando como voluntário você costuma gastar bem menos do que em uma viagem tradicional. Claro que alguns fatores vão influenciar nos custos finais, mas com um bom planejamento é possível economizar bastante.

 

Vivências

Você vai estar em contato direto com a comunidade local, vivenciando sua rotina, sua cultura e isso, certamente, tornará a sua experiência muito mais enriquecedora do que se você simplesmente seguisse um roteiro turístico tradicional.

 

Amizades

É provável que você conheça outros voluntários de diferentes lugares do mundo. Além de fazer novos amigos, a convivência intensa e essa pluralidade de culturas, personalidades e histórias de vida, vai ampliar significativamente a sua visão de mundo.

 

Por outro lado, não espere muito conforto. Essa modalidade de viagem é para quem tem a mente aberta e uma grande capacidade de adaptação. Acomodações e refeições simples, transporte público e zero glamour costumam ser a regra. Como voluntário, você também deve estar preparado para lidar com sentimentos diversos.

Mas não se preocupe, a diversão também faz parte da viagem. Os voluntários podem aproveitar os dias de folga para passear, conhecer a cidade e explorar os arredores. Além disso, as próprias organizações costumam organizar e oferecer alguns passeios pagos.

 

Agora que você já está convencido de que essa experiência vale a pena, está na hora de começar a planejar sua aventura!

Existem agência especializadas que podem te ajudar, mas tenha em mente que quanto mais intermediários, maior será o custo repassado ao cliente. Se puder acertar tudo diretamente com a organização ou projeto social no qual pretende trabalhar, com certeza diminuirá significativamente os seus custos.

Procure uma organização idônea, pesquise bastante, leia depoimentos de quem já foi e, se possível, converse com algumas dessas pessoas. Infelizmente, o voluntariado se tornou um negócio e muitas instituições se aproveitam disso.

Love Volunteers é uma organização internacional que possui programas de voluntariado nos mais diversos lugares do mundo. Já especificamente no Quênia, a Marafiki Community é uma ONG local bastante engajada.

Por fim, escolha uma causa ou projeto social no qual você de fato acredita e pelo qual está disposto a doar o seu tempo e sua disposição. Com isso, sua viagem certamente será uma daquelas experiência únicas e transformadoras.

Natiele Cunha