Planeta Cativante

Como planejar a viagem dos seus sonhos?

Apesar do título ousado, planejar a viagem dos seus sonhos não é tão complicado quanto parece. Muitas pessoas vivem reclamando por nunca conseguirem viajar, devido a falta de planejamento. Nós do Planeta Cativante, fizemos uma lista de tarefas para te ajudar a planejar essa grande viagem, que sempre te acompanhou em vontade e que pode te acompanhar em fotos e lembranças.

 

O que te encanta mais?

Primeiramente, você precisa listar por interesse os lugares que quer visitar. O que te encanta mais: conhecer belas praias, montanhas, talvez visitar grandes museus, cidades modernas ou clássicas? Uma viagem gastronômica, cultural ou de aventura? Definir o lugar é o primeiro passo da sua lista de tarefas, e sem isso, não podemos seguir para a segunda base.

DSCN0829
Stonehenge e eu

 

Quando partir?

 

Após definir o lugar, devemos escolher a época do ano em que iremos viajar. Muitas pessoas cometem o erro de viajar quando conseguem tirar férias, e nem sempre somos nós que escolhemos quando é a melhor época para sair de férias e sim a empresa em que trabalhamos. Você precisa negociar para tentar tirar suas férias na época certa para conhecer o seu destino dos sonhos. Não é legal fazer a sua tão sonhada viagem na época errada. Já explico.

Ninguém quer chegar em Florianópolis, por exemplo, em pleno inverno. Apesar dos preços estarem melhores, as praias são desertas, as águas muito geladas, venta muito e você perde todo o clima que faz Floripa um destino muito cobiçado.

Então você precisa definir quando é a melhor época. Como? Fazendo uma pesquisa que leva em consideração o clima, quais eventos costumam ter, se será alta temporada, se é estação da fruta que você quer comer ou se é época do peixe que você quer experimentar. Por exemplo, Mônaco na Europa, é linda o ano todo. Mas em maio ela ganha um brilho a mais. Pois é quando acontece o famoso Festival de Cannes, o grande prêmio de Fórmula 1 e também outros eventos menores. Então se o seu desejo é ver todas essas coisas, precisa se programar para ir nessa época do ano.

Infelizmente eu aprendi isso da pior forma. Fui a Normadia ver as praias do desembarque da segunda guerra mundial em junho, o mês em que se comemora o aniversário do desembargue. No entanto, por 1 dia perdi todas as festas e comemorações que tinham lá. Me programei para sair 1 dia antes e não consegui reprogramar a viagem. Precisava ter levado isso em consideração.

20130606-101754.jpg
Praia do desembarque americano Omaha Beach

 

Como prever um orçamento?

Começar pelo básico é o mais indicado. Primeiro, procure passagens para o lugar, na época do ano em que deseja viajar. Pesquise todas as opcões. Por mais que viajar de ônibus não te cative, faça uma pesquisa pra saber quanto a mais irá gastar se for de avião. Assim na hora de fechar a conta e, caso precisar fazer alguma economia, você pode optar por meios alterativos de transporte.

Quanto tempo quer ficar lá? Será que vale a pena alugar um apartamento, ficar em hotel ou pousada? Eu, no caso, me contento em alugar uma cama em um hostel. Após definir o tipo de hospedagem, comece a pesquisar quanto custam as diárias. Sites como o Booking.com ou aplicativos como Airbnb (https://www.airbnb.com.br) são ótimos para prever o quanto irá gastar.

Sua viagem terá museus ou lugares que pagam pra entrar? Esse é mais um ítem que merece uma pesquisa na internet. Hoje em dia, tem tudo online e em muitos casos, tem até descontos para quem conseguir reservar os tickets antecipadamente pelo site.

Após as passagens de avião, hospedagem e roteiros, chegou a hora de pensar em como irá se locomover. Quais são as opcões: metrô, ônibus ou, talvez, alugar um carro? Não prever esses gastos é um dos maiores erros de viajantes desatentos. É muito comum ouvir as pessoas indignadas reclamando dos gastos com transporte e, às vezes, até abrindo mão de visitar lugares imperdíveis pela falta de previsão desses gastos.

Se a sua viagem tiver mudança de cidade, você precisa pensar qual o melhor transporte para percorrer esse destino. O avião nem sempre é a melhor opção. Por exemplo, uma viagem de Paris à Londres, é muito melhor fazer de trem do que de avião. As estações de trem são bem localizadas, normalmente possuem metrô e outras formas de acesso. Já no caso do avião, você precisa estar no aeroporto muito antes do horário do voo, os transportes para aeroportos costumam ser super valorizados e em quase todos os lugares, o aeroporto fica longe da cidade. Então, fazer a conta não só da passagem, mas também de como chegar ao aeroporto e sair dele é importante para analisar o todo.

Abrir um mapa e ver as cidades vizinhas é muito bom, sempre há coisas interessantes para ver bem pertinho de onde estamos.

A penúltima coisa que precisa planejar antes de ir, é a alimentação. O gosto pessoal faz desse ítem muito dificil de ser avaliado, cada um precisa saber o que satisfaz a fome. Pra alguns, uma saduiche resolve, já outros preferem fazer uma refeição completa.

Indicamos fazer uma pesquisa no Google com o termo: quanto custa uma refeição em “insira o seu destino”. Provavelmente você encontre números recentes sobre quanto custam as coisas por lá.

O último ítem do planejamento de orçamento é o que você pretende levar da sua viagem dos sonhos.

Você pretende conhecer a cultura local? Experimentar pratos típicos? Ou só quer ir fazer compras?

Pensar em qual experiência você quer ter, te ajuda a prever custos extras como compras, passeios diferentes ou experiências exclusivas daquele destino.

Colocar todos esses itens em uma planilha, já vai te dar uma idéia de quanto de dinheiro você vai precisar levar.

Nas minhas viagens, eu sempre levo de 20 a 30 por cento a mais do que o previsto. É bom estar prevenido caso algum imprevisto aconteça.

 

Por onde eu começo?

Parar de sonhar e planejar é o começo de tudo. Ler a respeito dos destinos te ajuda a criar coragem e economizar dinheiro. A frase: cada escolha ė uma renúncia, passa a fazer mais sentido quando estamos planejando uma viagem. Para conseguir cumprir esse objetivo você precisa renunciar alguns luxos e besteiras que sugam o seu dinheiro dia após dia.

Não deixe de se inscrever na nossa newsletter para ficar por dento do que acontece no blog. Quem sabe falamos do destino dos seus sonhos.

Bom planejamento.

Kadu Szili

Kadu Szili

Publicitário, escritor, compositor e viajante. Ama design, cinema, fotografia e tecnologia. Sonha em dar a volta ao mundo de balão. Mas se não for de balão, pode ser de veleiro, de bicicleta ou a pé. O importante é estar em constante movimento. "Uma mente que viaja, jamais volta ao seu estado original".

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.