Planeta Cativante
Sopa de Maní

10 pratos imperdíveis e diferentes da América do Sul

O incrível de viajar não é só conhecer outros lugares, como também sentir cheiros e sabores diferentes daqueles rotineiros do nosso país de origem. E uma das coisas mais fortes em uma nova cultura é a gastronomia. Então para uma boa imersão do lugar é fundamental conhecer pratos típicos.

Nós separamos os 10 pratos imperdíveis e diferentes da América do Sul. 

#1 – Ceviche Peruano

Screen Shot 2015-04-16 at 7.55.12 PM

O peixe cru, marinado no limão e temperado com pimenta, cebola roxa e coentro. O Ceviche é servido com batata doce e milho, dois legumes em abundância no Peru.

 

#2 – Sopa de Maní

Screen Shot 2015-04-16 at 7.59.41 PM

A sopa de amendoim nos mercados públicos da Bolívia é servida com frango ou carne e por ser um prato barato é muito fácil de encontrar.

 

#3 – Lomo Saltado

Screen Shot 2015-04-16 at 7.59.52 PM

Outro prato peruano tradicional, o lomo saltado traz a influência da imigração oriental. A técnica de cozinhar na panela e na preparação única torna-se um dos pratos crioulos mais solicitados. A carne cortada em finas tiras é preparada com molho shoyu, tomate, cebola e temperos. Servido com batata frita e arroz.

 

#4 – Curanto

Screen Shot 2015-04-16 at 8.00.05 PM

O Curanto é um churrasco subterrâneo feito de carnes, linguiças, pães e mariscos. Eles são colocados sobre pedras quentes, embaixo da terra, e cobertos por grandes folhas de Nalca, uma planta característica do sul do Chile.

O Viaje na viagem fez um post inteiro mostrando as etapas de preparação desse prato:

http://www.viajenaviagem.com/2013/12/chile-comidas-tipicas-curanto-chiloe

 

#5 – Empanadas

Screen Shot 2015-04-16 at 8.00.16 PM

Você encontra empanadas no Uruguay, Colombia, Venezuela, Chile e Argentina. São como pastéis assados ou fritos, que contém um recheio normalmente feito com carne ou frango, milho, queijo e cebola.

 

#6 – Choripan

Screen Shot 2015-04-16 at 8.00.26 PM

Linguiça toscana muito bem temperada e vinagrete dentro de um pão francês vira o mais argentino dos sanduíches, o choripan. Tem choripan em toda a Argentina, mas os melhores são do interior. No Chile, Paraguay e Uruguay também se encontra o choripan nas ruas.

#7 – Cuy Chactado

Screen Shot 2015-04-16 at 8.00.37 PM

O cuy, ou mais conhecido como porquinho-da-índia, está no cardápio dos peruanos desde antes dos espanhóis atracarem por lá. Na foto, a versão é do Cuy Chactado, mas ele é vendido em forma de espeto, inteiro ou em guisados.

 

#8 – Arepa rellena

Screen Shot 2015-04-16 at 8.00.53 PM

Feito na Colombia e Venezuela, a arepa tem formato circular e é achatada. A farinha de milho é misturada com água, e sal, e as vezes é acrescentada leite e/ou ovos. As Arepas Rellenas (recheadas) são como sanduíches de Arepa com vários recheios dependendo de cada lugar.

 

#9 – Saltenha

Screen Shot 2015-04-16 at 8.01.05 PM

A saltenha é a versão boliviana para as empanadas, mas é completamente diferente por conta de seu delicioso recheio de carne agridoce que só as cholas das ruas da Bolivia sabem fazer.

#10 – Pastel de Choclo

Screen Shot 2015-04-16 at 8.01.19 PM

Apesar do nome, de pastel não tem nada. É na verdade um escondidinho com uma massa de milho meio adocicado (o choclo) e recheio de carne ou de frango, ovos, passas, azeitona, etc. Lembra um pouco nossa pamonha doce.


E ai, deu fome?

Caso tenha experimentado nas suas viagens algo diferente, comenta aqui no post.

Kadu Szili

Kadu Szili

Publicitário, escritor, compositor e viajante. Ama design, cinema, fotografia e tecnologia. Sonha em dar a volta ao mundo de balão. Mas se não for de balão, pode ser de veleiro, de bicicleta ou a pé. O importante é estar em constante movimento. "Uma mente que viaja, jamais volta ao seu estado original".

DreamHost

Acompanhe o Planeta Cativante

Acompanhe o Planeta Cativante pelas redes sociais.